Programa dá 2.845 bolsas em universidades

Agora

qua, 03/11/2010 - 8h42 | Do Portal do Governo

O programa Bolsa Universidade vai abrir suas inscrições amanhã. O projeto oferece 2.845 bolsas de estudo a universitários. Para receber o benefício, o estudante terá que atuar como educador em escolas do programa Escola da Família nos fins de semana.

As inscrições vão até o dia 12, e o candidato precisa estar matriculado em uma instituição conveniada à FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação) –a lista de faculdades está disponível no site da instituição.

Para participar, o universitário não pode receber outro tipo de bolsa ou financiamento público, como o Fies (financiamento estudantil).

A internet é o único meio de inscrição. Os processos seletivos são abertos de acordo com o surgimento de novas vagas. Sempre que um grupo de bolsistas conclui o curso ou migra para outro programa, novas vagas são disponibilizadas.

Escola da Família

Os estudantes aprovados no Bolsa Universidade passam a atuar em escolas municipais e estaduais inscritas no programa Escola da Família. A iniciativa abre as escolas da rede pública aos sábados e domingos para receber a comunidade local.

Nesses dias, são oferecidas atividades culturais e esportivas, além de orientações sobre saúde e trabalho. Os educadores universitários têm a função de auxiliar os professores e os voluntários na coordenação e na aplicação dessas atividades.