Programa capacita professores a aplicarem testes de visão nos alunos

O Serrano/Serra Negra

sex, 05/06/2009 - 12h40 | Do Portal do Governo

Visão do Futuro faz mutirões para exames oftalmológicos aos finais de semana

Imagine a dificuldade de uma criança na hora de aprender a ler e escrever com visão distorcida. As letras ficam ilegíveis e as imagens desfocadas, com o comprometimento do seu desenvolvimento escolar. Pensando nessa deficiência, o Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Cultural e Social do Estado de São Paulo (Fussesp) desenvolve o Programa Visão do Futuro.

Além dos mutirões nos finais de semana para consultas oftalmológicas, o programa capacita professores da rede pública de ensino estadual e municipal para realizar testes de acuidade visual em estudantes de 6 a 8 anos, matriculados na 1ª série do 1º ano escolar.

O teste pode, e deve, ser feito mesmo antes de o aluno aprender a ler. Quando detectada alguma limitação na visão, as crianças são encaminhadas aos especialistas para a realização de exames oftalmológicos nos hospitais das Santas Casas.

Nos mutirões, realizados nos finais de semana, identificam miopia, hipermetropia e astigmatismo -, dificuldades que podem ser corrigidas com o uso de óculos. Na Santa Casa de Misericórdia, no bairro do Jaçanã, o programa atendeu 178 crianças; 78 delas ganharam óculos.

Parcerias

Os óculos e lentes serão doados pela Associação das Consulesas de São Paulo (Aconsp). Todos os alunos que receberem os óculos terão cadastro com código de barras e identificação do usuário que serão enviados aos pais. A meta do programa é atender 130 mil alunos até e o último mutirão, marcado para 4 de julho, antes do recesso escolar. Depois dos exames os alunos serão acompanhados para saber os resultados da utilização dos óculos bem como o tratamento de outras patologias.

O Programa Visão do Futuro é uma parceria da Unifesp, USP e Fussesp com a Aconsp, secretarias municipais e estaduais de Educação e Saúde e Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.