Programa apresenta USP a estudantes

Folha de São Paulo - Terça-feira, dia 29 de agosto de 2006

ter, 29/08/2006 - 10h38 | Do Portal do Governo

Visitação das unidades será na capital e no interior

DA REPORTAGEM LOCAL

A USP (Universidade de São Paulo) mantém o programa “A Universidade e as Profissões”, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão. Por meio dele, alunos do ensino médio podem conhecer as unidades de ensino e pesquisa dos campi da capital e do interior. Para participar, as escolas devem se inscrever na unidade de interesse.

As visitas são para apenas uma unidade por dia, e não para se ter um panorama de tudo o que se ensina e produz na Universidade de São Paulo. No programa, os docentes e alunos da USP explicam aos estudantes do ensino médio como são os cursos e as pesquisas desenvolvidas em sua unidade, além das atividades extracurriculares, como cursos de extensão, prestação de serviços à comunidade, promoção de eventos culturais, científicos, tecnológicos e esportivos. Há também palestras e visitas monitoradas a salas de aula e a laboratórios.

Além desse programa, já tradicional na USP, foi criada neste ano a Feira de Profissões, realizada no começo deste mês na Cidade Universitária e na USP Leste.

O evento, que contou com estandes exibindo pesquisas e conhecimento gerado em todas as faculdades da USP, reuniu cerca de 15 mil estudantes em cada um dos campi. Segundo o pró-reitor de Cultura e Extensão, Sedi Hirano, a divulgação e o direcionamento da feira foi basicamente para os alunos da rede pública.

“Notamos que o aluno de escola pública muitas vezes não conhece a USP. No ano passado, 415 mil estudantes se formaram no ensino médio pela rede estadual e apenas 71 mil se inscreveram na Fuvest. Queremos mudar este quadro”, conta o pró-reitor. (VS)