Programa antifumo será ampliado

Agora

qui, 10/09/2009 - 7h44 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde anunciou ontem o lançamento de um programa para ampliar a capacidade de atendimento de quem quer parar de fumar. O projeto prevê a capacitação de 3.100 equipes do PSF (Programa Saúde da Família), com a estimativa de atender 720 mil pessoas por ano. 

O atendimento será feito nas casas dos pacientes e, de acordo com o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, o programa não será restrito à capital paulista. “Isso vai ser espalhado por todos os municípios do Estado que têm equipes do Saúde da Família”, afirmou.

Barradas disse ainda que a procura por tratamentos para deixar o fumo aumentou desde que a lei antifumo entrou em vigor, no dia 7 de agosto.

O governador José Serra (PSDB) informou que, se a demanda for superior à capacidade de atendimento, o Estado poderá ampliar o programa. “Mas é preciso que quem procure o serviço tenha vontade de parar de fumar. Isso é o mais importante”, afirmou.

Balanço

Foi divulgado ontem um balanço dos primeiros 30 dias da lei antifumo. No período, de 37.117 locais visitados no Estado, 198 foram multados. Só na capital, foram visitados 11.816 estabelecimentos, e 87 receberam multas.

A secretaria diz que 99,5% dos estabelecimentos aderiram à lei. Pesquisa feita pelo governo com mil pessoas indica 94% de aprovação –87% entre os fumantes.

Para Serra, “a lei pegou” e está criando um “efeito dominó” pelo restante do país, já que outros Estados estudam proibir o cigarro em ambientes fechados.