Profissões em foco

Folha de S.Paulo - Segunda-feira, 17 de novembro de 2008

seg, 17/11/2008 - 10h23 | Do Portal do Governo

Folha de S.Paulo

Quem não tem um amigo que decidiu para qual curso prestar vestibular na fila da inscrição? Exageros à parte, a escolha profissional é fonte de indecisão para muitos adolescentes. Pensando nisso, o Canal Futura produziu o “Profissões de Futuro”, programa que se propõe a apresentar ao jovem carreiras que estão despontando no mercado e os diversos caminhos que um profissional pode trilhar dentro de sua área.

Resultado de uma parceria da emissora com 12 universidades brasileiras, a série vai ao ar às segundas-feiras, às 22h30, com reprise aos domingos, às 19h30. A cada semana, três profissões são contempladas.

“Fizemos questão de sair do lugar comum e escolher também carreiras menos conhecidas, mas que têm um amplo mercado de trabalho”, afirma Ana Lucia Gomes, gerente-adjunta do canal.

“Além disso, procuramos ampliar as possibilidades que cada carreira oferece. No episódio sobre medicina, por exemplo, fomos além da idéia do médico atendendo em seu consultório e mostramos o trabalho com saúde pública.”

O mercado profissional também é tema do programa “Educação e Trabalho”, da TV Cultura, que vai ao ar aos sábados, às 10h30. Realizada em parceria com o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), a atração traz informações para o estudante à procura de estágio, além de dicas de português e pesquisas sobre esse universo.