Professores vão ter guias curriculares

Jornal da Tarde - Quinta-feira, 3 de abril de 2008

qui, 03/04/2008 - 12h35 | Do Portal do Governo

Jornal da Tarde

O governador José Serra lançou ontem na Escola Estadual Maestro Fabiano Lozano, na Vila Mariana, as novas propostas curriculares, que foram enviadas para 5,3 mil colégios da rede estadual. O material consiste em 76 livros que serão distribuídos bimestralmente às escolas para que os professores tenham orientação sobre o que os alunos devem aprender em cada disciplina. Conforme o JT adiantou ontem, a rede estadual também vai oferecer classes de alfabetização aos alunos de 5ª série que não estejam plenamente alfabetizados.

Durante o evento, Serra ressaltou que os guias facilitarão o trabalho dos 25 mil professores substitutos. ‘Esse material vai permitir uma linha de continuidade entre o trabalho dos professores regulares e substitutos’, disse ao explicar que, até então, os substitutos tinham dificuldades em saber o ponto exato da aula em que o professor ausente tinha parado. A média anual de falta por professor da rede estadual gira em torno de 32 dias.

Serra aproveitou a ocasião para criticar a atitude do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) em ter queimado o material elaborado pelo governo em manifestação realizada no dia 14 de março. O presidente da Apeoesp Carlos Ramiro de Castro disse que a queima de materiais do governo em praça pública foi uma atitude isolada e não uma deliberação do sindicato. ‘A Apeoesp é contra e qualquer queima de livro. Mas nos posicionamos contra ao material do governo porque não se trata de proposta curricular debatida com a sociedade.’

A secretária Estadual de Educação Maria Helena Guimarães de Castro explicou que três mil professores mandaram sugestões para a elaboração dos guias curriculares. ‘As escolas definem os conteúdos, mas agora os professores terão uma orientação das habilidades que seus alunos têm de aprender ‘. Segundo a secretária, os 12 mil coordenadores pedagógicos que assumem o cargo este ano serão responsáveis em disseminar as diretrizes.

Desempenho

A EE Maestro Fabiano Lozano fica teve bom desempenho no Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo(Saresp). A escola tem 1,2 mil alunos de 5ª a 8ª séries e ensino médio. Entre seus diferenciais está uma equipe de funcionários experiente, a começar pela diretora Eliete Alves, que dirige o colégio há dez anos. Além de ter salas de leitura e informática em pleno funcionamento, a conta com um Clubinho de Astronomia.

A coordenadora pedagógica Maria Aparecida Lázaro Montefusco aprovou os guias. ‘Antes não havia orientação do que ensinar’. O professor de Educação Física Amauri Silva dos Santos ressalta que é a primeira vez que recebe uma diretriz para sua disciplina. ‘Só espero que todas as escolas tenham material para desenvolver suas aulas. Há colégios que sequer têm quadra.’

Supervisores

E stá para ser publicado em Diário Oficial edital de concurso público para 300 supervisores de ensino da secretaria. Esse profissional é responsável em acompanhar o trabalho de escolas particulares e estaduais. É preciso ter experiência de 10 anos comprovada em magistério. O salário inicial é R$ 2.400,29.