Professores terão computador subsidiado pelo governo estadual

Diário do Grande ABC - 27/6/2002

qui, 27/06/2002 - 10h11 | Do Portal do Governo

Os professores efetivos da rede estadual de ensino poderão, dentro de duas semanas, se inscrever para adquirir um computador que será subsidiado em 50% pelo governo do Estado. Em visita ontem à Diretoria Regional de Ensino de Mauá, o secretário estadual de Educação, Gabriel Chalita, afirmou que o governo comprará 100 mil computadores, a um custo de R$ 600 cada. Metade desse valor será pago pelo Estado, enquanto os professores arcam com o restante.

Segundo o secretário, essa era uma antiga reivindicação dos professores. ‘A secretaria sempre solicitava aos professores que trabalhassem com material coletado na Internet ou que ensinassem aos alunos por meio de programas de computador, mas muitos informavam que sequer tinham o equipamento em casa.’

Aqueles que se inscreverem no programa, de acordo com Chalita, terão um computador moderno, adquirido pelo governo a preço de custo. Os R$ 300 que os educadores pagarão pelo equipamento serão descontados em folha de pagamento, podendo o valor ser dividido em até cinco vezes.

Além desse programa, começa a funcionar na semana que vem o Centro de Excelência do Professor, plantão da Secretaria de Educação destinado a tirar dúvidas dos educadores. Nos três primeiros meses de funcionamento, os professores poderão apresentar perguntas de cunho comportamental, como lidar com um aluno que freqüenta as aulas drogado ou que tenha um comportamento violento.

A expectativa é de que as sugestões de como trabalhar com a situação sejam encaminhadas de volta aos professores dentro de 24 horas, mas o prazo máximo estabelecido é de três dias. Chalita informou que os professores apresentarão o problema via e-mail e, do outro lado, profissionais das principais universidades do Estado vão dar a orientação solicitada. Após esse período, também poderão ser respondidas dúvidas referentes à disciplina em que atuam.

Andrea Catão Maziero