Professores elogiam prova da Unicamp

Folha de S.Paulo - Segunda-feira, 17 de novembro de 2008

seg, 17/11/2008 - 10h10 | Do Portal do Governo

Folha de S.Paulo

A prova da primeira fase da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) foi aplicada ontem e, de acordo com professores ouvidos pela Folha, foi simples e não apresentou nenhum problema.

Pouco mais de 47 mil vestibulandos fizeram o exame. A taxa de abstenção foi de 4,57% -2.256 inscritos não compareceram. O índice foi menor que o do ano passado- 5,95%. Só na região da Grande São Paulo, 612 vestibulandos faltaram.

Constituída de uma redação com três propostas e 12 questões dissertativas -duas para cada uma das seguintes disciplinas: matemática, física, química, geografia, história e biologia-, a prova teve como tema “O Homem e os Animais”.

“Foi uma prova de ótimo nível”, disse Vera Lúcia da Costa Antunes, coordenadora do colégio e do cursinho Objetivo. Segundo ela, a prova foi mais fácil que a do ano passado, cujo tema foi “Saúde”. “Animal é um assunto mais tranqüilo, porque está mais presente no cotidiano do vestibulando.”

Para Edmilson Motta, coordenador do cursinho Etapa, o exame seguiu a sua tradição. “Há alguns anos a prova não surpreende os candidatos.”

“Foi um vestibular ótimo para atingir o que ele se propõe, que é, como diz o próprio manual, selecionar pessoas que saibam organizar as idéias, demonstrar capacidade para interpretar dados e fatos, entre outros pontos”, disse o coordenador do Anglo, Alberto Francisco do Nascimento.

Nascimento considerou as questões “criativas e muito bem-elaboradas”.

A frase do coordenador de geografia do Etapa, Omar Fadil, resume bem o que professores de diferentes disciplinas disseram: “Foi uma prova simples e inteligente, mas que não favorecia o pára-quedista [candidato que não se preparou]”.

Redação

A redação pedia um texto sobre o uso de cobaias -o candidato podia optar entre dissertação, narração ou carta. “O tema foi muito bom, porque exigiu do candidato uma postura crítica em relação ao meio ambiente”, diz Caroline Andrade, professora do cursinho da Poli.

Célia Passoni, coordenadora de português do Etapa, também aponta a intimidade do candidato com o tema. “De certa maneira, todo mundo tem opinião sobre o uso de animais”, afirma. “Seja o candidato contra ou a favor [ao uso de cobaias], ele tem uma opinião.”

Guilherme Augusto Fabozzi, 18, foi um dos candidatos às 3.434 vagas oferecidas pelo vestibular. “Achei a prova simples, não teve nenhum cálculo difícil”, disse ele. Opinião semelhante tem Rejane Funes, 18. “Achei a prova de nível médio para fácil, e consegui controlar o tempo bem.”

O resultado dos selecionados para a segunda fase deve sair no dia 17 de dezembro.