Professora de SP é reconhecida por dar aulas inclusivas

Jornal da Tarde - Sexta-feira, 14 de setembro de 2007

sex, 14/09/2007 - 12h21 | Do Portal do Governo

Jornal da Tarde

A professora Regina Martins dá aulas há 20 anos em escolas públicas da periferia da Zona Sul. Mas foi só em 2004, quando assumiu uma turma de 2ª série – com 5 alunos portadores de necessidades especiais na Emef Coronel Tenório de Brito, a qual incluía casos de síndrome de Down e epilepsia -, que decidiu mudar seu jeito de dar aulas e passou a descentralizar as relações de poder, dando autonomia a todos os alunos, valorizando suas diferenças.

Resultado: a consultora da Unesco para assuntos de Educação Inclusiva, Windiz Ferreira, ao assistir algumas aulas da professora Regina, não só se impressionou com o trabalho por ela desenvolvido, como a convidou para escrever o livro De Docente para Docente – Práticas de Ensino e Diversidade para a Educação Básica’, publicado pela Editora Summus, que será lançado oficialmente pelas duas autoras no dia 15 de outubro, em São Paulo.

Windiz, que também é pesquisadora da Universidade Federal da Paraíba, ressalta que Regina legitima em suas aulas toda a proposta didático-pedagógica da Educação Inclusiva. ‘Achei as aulas dela maravilhosas, pois ela realiza um mapeamento de todos os alunos e considera as diferenças de estilos e ritmos de aprendizagem de cada um. Com isso, o aluno com síndrome de Down passa a fazer parte da vida real da classe e não é apenas colega da turma.’

A professora

Regina conta que ao ter contato com os conceitos da Educação Inclusiva por meio de uma capacitação, em 2004, mudou radicalmente seu jeito de dar aulas. ‘Antes eu encarava a inclusão como apenas o ato de incluir portadores de necessidades especiais, enquanto uma prática inclusiva se baseia em incluir todos e foi o que eu passei a fazer ao planejar minhas atividades.’

Vale destacar que Regina dá aulas em uma escola localizada no Campo Limpo, cujo entorno é composto por favelas. ‘Em vez de centralizar, atuo como uma apoiadora dos alunos, , valorizando suas idéias. Hoje, vejo que isso tem dado muito certo.’

OBRA INCLUSIVA

O lançamento do livro “De Docente para Docente – Práticas de Ensino e Diversidade para a Educação Básica” será no dia 15 de outubro, às 19h, na Livraria Cultura em São Paulo. As autoras ressaltam que a obra é de fácil entendimento e traz dicas de atividades, ou seja, é um manual para o dia-a-dia dos professores da educação básica com textos curtos, exemplos reais e espaços para anotações de experiências pessoais, dicas de como usar os recursos disponíveis e uma avaliação para tornar a sala de aula mais inclusiva