Procura por projeto Caminhos do Mar exige ampliação

Diário do Grande ABC - Santo André - Quarta-feira, 5 de maio de 2004

qua, 05/05/2004 - 10h40 | Do Portal do Governo

Andrea Catão, do Diário do Grande ABC

A grande procura pelos roteiros do projeto Caminhos do Mar Pólo Ecoturístico, aberto à visitação em meados do mês passado, levou a Emae (Empresa Metropolitana de Águas e Energia) a decidir pela ampliação do serviço de agendamento de grupos interessados em conhecer o Parque Estadual da Serra do Mar. Dentro de três semanas, mais duas linhas telefônicas serão colocadas para o atendimento ao público.

De acordo com informações da Emae, para agendar uma visita aos sábados e domingos, a espera tem sido superior a duas semanas. Isso porque o acesso ao parque é limitado. Nos fins de semana e feriados, o número não pode ultrapassar a 200 visitantes. De terça-feira a sexta-feira, apenas 130 pessoas podem entrar no parque diariamente.

Fechado no início da década de 90 para evitar a degradação, tanto do conjunto de monumentos históricos quanto da Mata Atlântica, a limitação do número de pessoas foi um dos critérios estabelecidos pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente para que parte do Parque Estadual da Serra do Mar fosse reaberto ao público.

Como no passado o acesso ao local era totalmente permitido, sem que houvesse fiscalização suficiente para evitar a degradação e também assaltos a turistas, a reabertura do espaço teve de cumprir uma série de exigências dos órgãos ambientais do Estado.

De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Energia, no futuro serão criados outros roteiros que permitirão o acesso de um número maior de pessoas. Para isso, ainda é necessária a aprovação do plano de manejo, o qual vai determinar de que forma poderá ser feita a exploração turística do local. Por enquanto, ainda é restrito o número de visitas e quem tiver interesse em conhecer o parque deverá entrar na fila de espera.

Ainda segundo a assessoria, a procura maior tem sido nos fins de semana, que sempre recebem a capacidade máxima de visitantes. Caso o interesse seja entrar no parque nos dias úteis, é possível agendar visita para a mesma semana.

Os roteiros variam entre o histórico e o ecológico. É possível fazer todo o percurso da Estrada Velha de Santos a pé, passando também por trilhas – o percurso dura, em média, sete horas. Existem também roteiros em que parte ou todo o percurso pode ser feito de microônibus. A entrada é sempre por São Bernardo, onde foi colocado um portal. Futuramente, também será aberto um portal em Cubatão. Por enquanto, a entrada somente é feita pela Baixada Santista para quem se interessar em conhecer a usina geradora de energia Henry Borden.

Os dois telefones disponíveis para agendamento de visitas ao projeto Caminhos do Mar Pólo Ecoturístico são (0xx13) 3372-3307 ramal 283 e (0xx13) 3276-4747 ramal 202. O parque fica aberto de terça-feira a domingo, das 8h30 às 16h.