Procon orienta cidadão a limpar o nome

Jornal da Tarde - Terça-feira, 2 de dezembro de 2003

ter, 02/12/2003 - 10h03 | Do Portal do Governo

Em razão do grande número de atendimentos (de janeiro a outubro, 261 pessoas procuraram o órgão para tirar dúvidas sobre as empresas de reabilitação de crédito), a Fundação Procon-SP está orientando o consumidor sobre como limpar seu nome.

Segundo a instituição, os contratos dessas empresas não são claros, principalmente quanto aos valores envolvidos, por esse motivo, é importante que o consumidor faça constar do documento o preço, as formas de pagamento (quando parcelado, qual a penalidade por atraso no pagamento), as taxas cobradas (cartório, Banco Central, certidões negativas) e as condições para a rescisão do contrato, para não vir a ter surpresa. A quem preferir fazer a reabilitação sem contratar nenhuma empresa, a fundação também indica os melhores caminhos. Quando a inadimplência ocorrer por falta de pagamento de compras financiadas, por exemplo, o recomendável é que o consumidor procure o credor e tente um acordo. Se a dívida estiver em poder de alguma empresa de cobrança, só poderão ser cobrados os encargos previstos no contrato de financiamento ou crediário e a multa por atraso não poderá ser superior a 2%.

No caso de cheques sem fundos, a fundação orienta como sair do Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF) e também como quitar débitos decorrentes de nota promissória, duplicata ou letra de câmbio que estejam protestadas em cartório. A fundação atende nos Poupatempo Sé, Itaquera e Santo Amaro de segunda a sexta, das 7 horas às 19 horas. Em caso de dúvida, acesse o site: www.procon.sp.gov.br