Procon multa Gol em R$ 672 mil por falta de informação e assistência a passageiros

Valor Econômico - Quarta-feira, 1 de agosto de 2007

qua, 01/08/2007 - 12h29 | Do Portal do Governo

Valor Econômico

O Procon de São Paulo, ligado ao governo do Estado, multou a Gol em R$ 672 mil por “omissão em relação ao direito à informação e à garantia de assistência adequada ao consumidor”´. Não cabe mais recurso administrativo. A aplicação da multa foi publicada no “Diário Oficial”´ de ontem. Conforme o Procon, a multa é referente a um auto de infração lavrado por fiscais no dia 22 de novembro de 2006.

Na segunda-feira, o Procon instaurou um processo administrativo contra empresas que têm se recusado a reembolsar imediatamente os passageiros dos valores pagos por passagens de vôos que foram cancelados. Os nomes das empresas permanecerão em sigilo até o fim do processo administrativo. Elas podem ser multadas de R$ 212 a R$ 3.192.300. Na semana passada, após o acidente com o vôo 3054 da TAM e o conseqüente fechamento da pista principal do aeroporto de Congonhas, toda a malha aérea sofreu uma seqüência de cancelamentos. Naqueles dias, o aeroporto também fechou por mau tempo.

Apesar da multa, a Gol foi ontem alvo de protestos no aeroporto de Guarulhos: o balcão de check-in da empresa, que desde o começo desta semana funciona na asa C do aeroporto, chegou a ter uma fila de meio quilômetro no fim da manhã. A espera dos clientes durou uma hora e meia. Segundo funcionários da companhia aérea, houve uma pane no sistema e os computadores pararam por cerca de 40 minutos. O check-in, feito por computador, teve de ser feito manualmente. Alguns passageiros que haviam chegado três horas antes do embarque para se prevenir de problemas devido à grande movimentação em Guarulhos, saíram irritados com a demora e a falta de informações. “Fiquei uma hora e 20 minutos na fila. Eles não deram resposta para nada. Só falavam que o sistema caiu”, disse a promotora de eventos Clélia Araújo, que pretendia seguir para Campina Grande, na Paraíba.

Um outro passageiro, Osvaldo Mendes, que viajaria para Florianópolis, estava com vôo marcado para 14h20, mas disse ter chegado ao aeroporto às 10h45 prevendo atraso, confusão e outros problemas. “Faltam funcionários no balcão. Acho que a Gol não estava preparada para essa mudança aqui para Guarulhos. Já cheguei bem antes do embarque imaginando que iria enfrentar problemas. Parece que a bagunça foi transferida de Congonhas para Cumbica”, disse. (Agências noticiosas)