Procon de Tupã aumenta em 100% o número de atendimentos

O Diário de Tupã

ter, 18/08/2009 - 9h25 | Do Portal do Governo

O Procon de Tupã aumentou em cerca de 100% a média de atendimentos neste ano, com relação ao primeiro semestre do ano passado. De janeiro até julho de 2009, foram feitos 400 atendimentos, contra 200 no mesmo período do ano passado.

Neste ano, também houve aumento significativo com relação aos acordos. Neste primeiro semestre, houve uma média de 70% a 80% de acordos firmados, sendo que em 2008 este índice ficava entre 50% a 60%.

As reclamações mais registradas são contra prestadoras de serviços telefônicos, fabricantes de eletroeletrônicos, lojas de departamentos, bancos e instituições financeiras.

De acordo com a diretora do Procon, Ludmila Grassi, esse aumento significativo no número de atendimentos deve-se ao aumento de informação dos consumidores. “As pessoas estão bem informadas sobre os seus direitos. A mídia auxilia muito nessa questão, trazendo maior volume de informação aos consumidores”, afirmou.

Ludmila destacou a importância desse aumento. “Isso mostra que a população está consumindo, mesmo com a crise financeira mundial. Elas continuam adquirindo produtos, e isso movimenta a nossa economia”, ponderou.

A coordenadora do Procon lembrou que, antes de serem feitas as compras, o consumidor deve fazer uma pesquisa de preços. “Temos uma variação muito grande de um estabelecimento para outro”, analisou.

A diretora dá dicas para quando a compra for efetuada. “Quando uma pessoa for comprar algum produto ou adquirir algum tipo de serviço, ela deve pedir sempre a nota fiscal, uma cópia do contrato ou um comprovante e recibo de pagamento. Não precisa ser necessariamente a Nota Fiscal Paulista, se a pessoa não tiver interesse nela, apenas uma nota fiscal de compra. Esses documentos devem ser exigidos, pois sem eles o consumidor perde os seus direitos”, aconselhou.

O Procon funciona através de um convênio com a Prefeitura da Estância Turística de Tupã, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, com capacidade para atender a população de Tupã, dos três distritos, e também de pessoas que moram fora e consomem na cidade. O órgão está aberto de segunda à sexta-feira, das 7h30 min às 11h30 min e das 13 às 17 horas, na Praça da Bandeira, 291, ao lado da agência dos Correios. 

Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3491-5395.