Procon aponta queda no juro ao consumidor

Folha de S. Paulo - São Paulo - Quarta-feira, 29 de dezembro de 2004

qua, 29/12/2004 - 8h58 | Do Portal do Governo

Apesar do aumento da Selic, pesquisa indica recuo na taxa média do cheque especial e na do empréstimo em relação a 2003

FABIANA FUTEMA
Da Folha Online

Apesar de encerrar o ano em tendência de alta, a taxa média de juro de algumas modalidades de crédito registrou queda neste ano em relação a 2003. Pelo menos é o que aponta pesquisa divulgada ontem pelo Procon-SP, que acompanha mensalmente as variações nos juros do cheque especial e do empréstimo pessoal.

De acordo com o Procon-SP, a maior queda ocorreu na taxa mensal média do cheque especial, que passou de 9,04%, em 2003, para 8,02% em 2004 -ou seja, houve uma diminuição de 1,02 ponto percentual nessa modalidade de crédito. O Procon compara a taxa média acumulada entre janeiro e novembro deste ano, com o mesmo período de 2003.

Mesmo com o recuo, a taxa média mensal do cheque especial terminou o ano em alta. Em dezembro, a taxa média de juro dessa modalidade de crédito subiu para 8,06% ao mês, após permanecer estável em 7,99% por quatro meses consecutivos. Além disso, houve uma elevação de 0,12% entre a taxa de janeiro (8,05%) e a registrada no último mês do ano.

A pesquisa do Procon-SP também registrou queda na taxa média mensal do empréstimo pessoal em 2004. Nessa modalidade de crédito, houve uma diminuição de 0,62 ponto na taxa, que passou de 5,91% ao mês em 2003 para 5,29% ao mês neste ano.

A taxa mensal do empréstimo pessoal começou o ano em 5,37% nos bancos pesquisados pelo Procon-SP. A taxa registrou quedas consecutivas de janeiro a setembro, quando atingiu 5,14% ao mês. A partir de outubro, acompanhando o Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central, a taxa voltou a subir, chegando a 5,22% ao mês em dezembro. No ano, a queda foi de 2,79%.

Segundo o Procon-SP, o movimento das taxas ao longo do ano foi de queda. Esse ritmo foi interrompido no último trimestre do ano, como resultado das elevações da Selic feitas pelo Copom.

O Procon-SP informou que o mercado financeiro, no entanto, não repassou imediatamente o aumento da taxa básica aos tomadores. Segundo técnicos da fundação, houve crescimento dos empréstimos bancários devido à retomada da atividade econômica e do acesso a novas modalidades de crédito. O levantamento é realizado com os dados de 11 instituições financeiras.