Procon alerta para golpe

Jornal da Tarde - Sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

sex, 22/02/2008 - 18h41 | Do Portal do Governo

Jornal da Tarde

Paulistanos podem estar sendo vítimas de um golpe de cobrança indevida por meio de boletos bancários enviados pela Associação Nacional de Integração e Apoio ao Cidadão (Aniac) . O Procon de São Paulo pediu investigação ao Ministério Público Estadual sobre essa prática. Segundo o órgão de defesa do consumidor, várias pessoas, que desconhecem a Aniac e o motivo da cobrança, procuraram orientação nos últimos dias.

O primeiro passo para não ser lesado é não pagar o boleto. O Procon considera o envio deles abusivo e orienta os consumidores a procurarem um órgão de defesa do consumidor para pleitear o cancelamento da cobrança ou a restituição de eventuais valores já pagos. O Procon informa que não foi registrada nenhuma queixa formal, apenas prestadas consultas.

Em seu site, a Aniac diz que é ‘uma entidade sem fins econômicos e tem como premissa representar e atender a todos os cidadãos, em especial as classes menos favorecidas’. Entre os serviços oferecidos estão assessoria jurídica, linhas de crédito consignado, desconto em ingressos de parques de lazer e convênio com o laboratório Fleury. A diretora de marketing do Fleury, Adriana Seixas Braga, informa que o Fleury ‘não tem nenhum vínculo com a associação citada e vai entrar em contato com seus representantes para providenciar a retirada de seu logotipo do site, pois a imagem está sendo usada sem autorização’.

Pesquisador na área de segurança, o ex-delegado de polícia Jorge Lordello aconselha os consumidores a procurarem a polícia. ‘É recomendável registrar um boletim de ocorrência, pois pode ser uma fraude’, diz. ‘Infelizmente as pessoas que não sofrem prejuízo não registram o fato e fica difícil fazer um levantamento do número de atingidos para iniciar uma investigação.