Previna-se tomando vacinas gratuitas

Agora S.Paulo - Terça-feira, 28 de junho de 2005

ter, 28/06/2005 - 10h45 | Do Portal do Governo

JOVENS DE ATÉ 19 ANOS QUE AINDA NÃO TOMARAM AS TRÊS VACINAS NECESSÁRIAS CONTRA A HEPATITE B DEVEM IR AOS POSTOS

Postos de saúde de todo o Estado de São Paulo estão vacinando contra a hepatite B e a febre amarela. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, é importante tomar a vacina contra a hepatite B. Ela é transmitida por meio de relação sexual ou passa de mãe para filho. Para que ela não se desenvolva nos bebês é preciso que eles tomem a vacina até 24 horas depois do nascimento. 5,5 milhões de crianças e adolescentes até 19 anos ainda não foram imunizados.

Já a convocação para tomar a vacina contra a febre amarela é feita principalmente para quem for viajar. Helena Sato, 46 anos, diretora técnica da divisão de imunização da Secretaria de Estado da Saúde, esclarece: ‘Nas férias de julho, muitos vão para Estados do país que ainda oferecem risco de contaminação dessa doença. Como é preciso receber a vacina, no mínimo, dez dias antes de viajar, já estamos alertando a população’, diz.

As regiões Norte e Centro-Oeste do país são as de maior risco de contaminação da febre amarela, principalmente os Estados de Goiás, Tocantins, Rondônia, Pará, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. No Nordeste, os Estados de maior risco são Maranhão e Piauí. No Sudeste, a precaução deve ser tomada em Minas Gerais. Regiões próximas a rios também são áreas de risco. Essa doença é transmitida pela picada de um mosquito chamado hemagogo.

Para tomar as vacinas, basta ir a qualquer posto de saúde. Eles ficam abertos das 8h às 17h. No terminal rodoviário Barra Funda há um posto que fica aberto das 8h às 20h. Na rodoviária Tietê, ele funciona das 8h às 22h. (Priscila Pastre)