Previna-se contra a febre amarela

Jornal Agora - São Paulo - Segunda-feira, 3 de janeiro de 2005

seg, 03/01/2005 - 11h36 | Do Portal do Governo

Postos de Saúde do Estado reabrem hoje e, para aproveitar as férias escolares, fazem uma campanha de vacinação gratuita contra a doença

Após as festas de final de ano, todas as unidades dos postos de saúde reabrem hoje no Estado de São Paulo. Além dos serviços normalmente prestados, haverá a campanha de vacinação gratuita contra a febre amarela.

Para essas férias escolares, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo reforçou a vacinação contra a doença. Quem vai passar férias nas regiões Norte e Centro-Oeste do país deve tomar cuidado especial, pois há municípios onde há maiores riscos de se contrair a doença, especialmente em Goiás, Tocantins, Rondônia, Pará, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

A vacina deve ser tomada pelo menos dez dias antes da viagem. Os últimos casos de febre amarela em São Paulo foram registrados em 2000. Segundo Flávio Dantas, 51 anos, que é clínico geral e professor da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), tomar a vacina é mesmo a única alternativa para ficar totalmente imunizado contra a doença. ‘Ela deve ser recebida já a partir dos nove meses de vida’, afirma.

Ele ressalta que quem tem mais de 60 anos deve conversar com o seu médico antes de tomar a vacina. ‘Mulheres grávidas ou em amamentação, pacientes com distúrbios cardíacos e pessoas alérgicas a ovo também devem evitar a vacina’, diz. O viajante que se enquadrar em um desses casos deve levar um atestado.

Além de encontrar a medicação nos postos de saúde, os turistas podem receber a dose nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos, nos terminais rodoviários Barra Funda e Tietê. Uma dose da vacina imuniza por dez anos. A febre amarela é uma doença infecciosa transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, o mesmo da dengue. Para saber onde tomar a vacina, ligue para o Centro de Vigilância Epidemiológica no telefone 0800-555466. (Priscila Pastre)