Pressionada, Gulliver faz recall de 50 mil brinquedos

Folha de S.Paulo - Quinta-feira, 30 de agosto de 2007

qui, 30/08/2007 - 13h20 | Do Portal do Governo

Folha de S.Paulo

A fabricante de brinquedos Gulliver cedeu às pressões dos órgãos de defesa do consumidor e anunciou um recall a partir de hoje de brinquedos com ímãs que oferecem perigo às crianças. A empresa informou que fará campanhas para recolher os itens da linha Magnetix e que 49.674 unidades foram vendidas no Brasil em 2006.

São brinquedos com esferas metálicas e hastes plásticas com ímãs em suas extremidades que permitem que as crianças montem objetos.

Nos EUA, o recall ocorreu após a constatação de 29 acidentes com os ímãs. Uma criança morreu e outras 28 tiveram de passar por cirurgia -um caso foi por aspiração, e os demais, de danos ao intestino das crianças que engoliram os ímãs.

O produto é fabricado na China pela canadense Mega Brands e vendido no Brasil pela Gulliver. A linha Magnetix foi modificada em 2006, segundo a empresa, mas lotes remanescentes da versão anterior do brinquedo ficaram no varejo.

A Gulliver, que na semana havia informado a retirada de brinquedos remanescentes das lojas, foi notificada pelo Procon e pelo DPDC (Departamento de Proteção e Defesa ao Consumidor) para dar explicações sobre os riscos. Até então, a empresa dizia que o item era certificado pelo Inmetro e que a ação não configurava recall.

Ontem, a empresa cedeu e decidiu que fará campanha nacional para recolher os itens.

A Gulliver já informou a relação de locais, divididos por Estado, onde os consumidores que tiverem adquirido a versão antiga do brinquedo Magnetix poderão efetuar, a partir do dia 1º de setembro, as trocas por outros produtos da empresa do mesmo valor.

No caso das cidades não especificadas na lista, o consumidor deverá entrar em contato diretamente com a Gulliver no telefone 0800-770 2650 (diariamente das 8h às 17h45).