Presos testam e aprovam tornozeleiras

O Estado de S.Paulo - Quarta-feira, 7 de maio de 2008

qua, 07/05/2008 - 10h18 | Do Portal do Governo

O Estado de S.Paulo

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) conclui nesta semana os testes para a escolha do tipo de tornozeleira ou pulseira com sensores eletrônicos que será comprado pelo governo do Estado para monitorar presos que cumprem pena em regime aberto, semi-aberto ou em liberdade condicional. As análises de três modelos tiveram início há 15 dias, com cerca de 100 presidiários de 30 unidades de semi-aberto do Estado. Cada detento ficou uma semana com o equipamento e teve de responder a um questionário, informando suas impressões sobre o uso do aparelho.

“Achei que ela incomoda um pouco no momento de caminhar, pelo peso, mas depois a gente se acostuma”, diz P., que usou o equipamento durante três dias no trabalho, numa autarquia pública, e pediu para não ser identificado. “Se for para a gente se garantir na redução de pena, será muito bom”, completa.

Todas as tornozeleiras têm correias de plástico e uma caixinha para guardar o chip e equipamentos eletrônicos que farão o contato com o computador instalado dentro do presídio. A que está em uso por P. é de tamanho médio e mais pesada – cerca de 400 gramas – que as outras duas testadas. A caixinha tem cerca de 8 centímetros de altura por 4 de largura e 4 de espessura.

A preferida pelos detentos é a tornozeleira menor, com uma cinta fina e uma caixinha de 2 centímetros de espessura e 4 de altura por 2 de largura e que pode ser usada também como pulseira. “Gostei de usar, porque ela é bem discreta”, disse R., que cumpre pena numa ala de semi-aberto do interior paulista e trabalha na limpeza das ruas da cidade.

VANTAGEM

Para ele, a vantagem da tornozeleira consiste em poder provar aos diretores da penitenciária que se merece o regime aberto. “Eles poderão me vigiar e constatar que eu cumpro as exigências da saída temporária”, afirmou. Segundo ele, durante uma das saídas temporárias chegou a ser acusado de ter feito um roubo e só não voltou ao regime fechado porque a polícia, dias depois, encontrou os autores do crime. “Se tivesse essa caixinha, eles saberiam que não fui eu quem havia cometido aquele crime.”

Outra tornozeleira testada pode ficar separada do corpo por até 5 metros de distância. Apesar da vantagem de se livrar do peso, a tornozeleira foi a única que falhou durante os testes. Na semana passada, ao ser deixada sobre uma mesa, a caixa de transmissão começou a apitar sem parar, assustando o detento que a testava. “Foi uma correria danada. O rapaz ficou apavorado, e ligamos rapidamente para a penitenciária, avisando que não se tratava de uma fuga”, contou um empresário que presenciou a cena. Seu empregado está detido numa unidade de semi-aberto do interior de São Paulo.

FUGA

Mas todas as tornozeleiras testadas não impedem a fuga, caso o detento queira mesmo escapar. A correia de plástico que se prende à perna pode ser facilmente cortada. “Se isso ocorrer, uma central dentro do presídio dará o alarme, e a polícia será acionada imediatamente para encontrar o foragido”, explica o diretor de um presídio da região noroeste.

A SAP alegou que as informações são sigilosas e, por isso, não passou os custos de cada aparelho e a data de licitação. Segundo a secretaria, cerca de 20 mil tornozeleiras serão compradas.