Preso um dos maiores bandidos do Estado

Jornal da Tarde - São Paulo - Quarta-feira, 2 de março de 2005

qua, 02/03/2005 - 8h41 | Do Portal do Governo

José Mário Ferreira, condenado a mais de 90 anos de prisão e fugitivo, foi preso em Araras, no Interior. Ferreira é ex-integrante da quadrilha que seqüestrou o irmão dos sertanejos Zezé Di Camargo e Luciano

Rita Magalhães

Condenado a mais de 90 anos e fugitivo da prisão, o seqüestrador José Mário Ferreira – apontado como um dos bandidos mais perigosos do Estado de São Paulo – foi preso às 11h de anteontem, quando chegava a uma oficina mecânica no Centro de Araras, no Interior. Desde que escapou da Penitenciária de Pacaembu, em agosto de 2004, ele liderou dois seqüestros com pagamento de resgate. As vítimas, libertadas no dia 23 de janeiro, ficaram 61 e 73 dias presas no mesmo cativeiro.

Ex-integrante da quadrilha dos irmãos Oliveira, a mesma que seqüestrou e cortou a orelha de Wellington Camargo, irmão da dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano, Ferreira vivia tranqüilo com a mulher num apartamento alugado havia cinco meses na Rua Moacir Mathiesen, nº 495, na região central de Araras.

Sem medo de ser reconhecido e preso, o fugitivo usava identidade falsa em nome de Admir da Silva e continuava ativo no crime. Além de liderar o seqüestro de César Augusto Navarro, 28, filho de donos de uma rede de escolas particulares em Campinas, e de um empresário de Osasco, o criminoso também atuava no tráfico de drogas. Ao ser interrogado, anteontem, ele contou que investiu o lucro dos dois seqüestros – cujos valores não foram divulgados pela polícia – na compra de uma tonelada de maconha. A droga, importada do Paraguai, seria entregue nos próximos dias. ‘Agora ele não vai receber mais nada’, disse o delegado Joel Antônio dos Santos, titular da Divisão Anti-Seqüestro de Campinas e responsável pela prisão. Segundo Santos, o seqüestrador estava sendo procurado desde agosto, quando escapou pela quarta vez da prisão. Ferreira contou que fugiu pulando a muralha do presídio, quando teve que desviar dos tiros disparados pelos guardas da muralha.

O seqüestrador é descrito pelo delegado como sendo um criminoso inteligente, frio, extremamente profissional e perigoso. ‘Ele é bandido no sentido literal da palavra. Fez escola com os irmãos Oliveira (considerados os seqüestradores mais perigosos do País). É o tipo que aterroriza as famílias ameaçando cortar orelhas ou matar as vítimas’, explicou o policial.

Ferreira, de acordo com o delegado, era o homem que instruía a negociação do pagamento do resgate com as famílias das vítimas e era o responsável pelo cativeiro. ‘Ele não falava ao telefone, mas ficava do lado coordenando o que deveria ser dito. Ele também participou da ação do seqüestro do empresário de Osasco.’

Para não ser reconhecido fisicamente por suas vítimas, Ferreira as mantinha encapuzadas no cativeiro. De vez em quando, para dar um descanso para os seqüestrados, era ele quem ficava com a cabeça coberta. O criminoso também é apontado como um dos autores dos seqüestros do casal Gabriela Rangel e Felipe Araújo, filho do atual prefeito de Santa Bárbara D’Oeste, de Regina Storti, mulher do dono da empresa Grãos Broto Legal, ocorridos em 2000. Ferreira está preso no Centro de Detenção Provisória CDP de Hortolândia. Ele deverá ser removido para o RDD.