Preso suspeito de liderar 17 arrastões em prédios de SP

Diário de S. Paulo - São Paulo - Terça-feira, 30 de novembro de 2004

ter, 30/11/2004 - 9h08 | Do Portal do Governo

Ele foi encontrado pela polícia na região do ABC. Bandido é o chefe de facção criminosa na Zona Leste da Capital. Parceiro também foi capturado

PLÍNIO DELPHINO

A Polícia Civil prendeu o chefe do Primeiro Comando da Capital (PCC) na Zona Leste de São Paulo, Carlos Antônio da Silva, conhecido como Balengo, de 26 anos. Suspeito de participar de 17 assaltos a prédios de luxo, ele foi reconhecido em um 18º caso, ocorrido no início do mês, em Moema, Zona Sul. Todos os roubos ocorreram nos últimos cinco meses, segundo o delegado Rui Ferraz Fontes, titular da 5ª Delegacia do Patrimônio do Deic (Departamento de Investigações Sobre o Crime Organizado), responsável pela prisão. O PCC é uma facção criminosa que age dentro e fora dos presídis paulistas.

Além de Balengo, os policiais prenderam na sexta-feira Eduardo Gomes Bonfim de Lima, de 23 anos, também suspeito de integrar a quadrilha e acusado de ter participado do roubo à casa do dono de um bingo, em Tatuí, onde os bandidos simularam uma blitz da Polícia Federal (PF) para roubar o cofre, também neste mês.

Os dois foram presos em São Bernardo do Campo, ABc, em um Gol cinza, roubado na área do 55º DP (Parque São Rafael) e autuados em flagrante por receptação e formação de quadrilha. Segundo a polícia, Balengo foi filmado pelo circuito interno de TV do Edifício Correggio, na Avenida Agami, em Moema. No assalto, dia 3, cerca de 20 bandidos fizeram 100 reféns e roubaram cerca de R$ 1 milhão. Com o acusado, segundo a polícia, foi localizado um relógio de pulso roubado de um condômino do edifício em Moema.

Balengo tem cinco antecedentes criminais, quatro por assalto a banco. Ele estava recolhido na Penitenciária de Iaras (SP). Dias antes de fugir, recebeu benefício do regime semi-aberto. Porém, soube que estava sendo investigado pelo homicídio do chefe do PCC na Baixada Santista e acabou fugindo. Lima tem passagem na polícia por receptação.

Três grandes quadrilhas

O delegado Fontes explicou que há três quadrilhas atuando com mais freqüência em assaltos a prédios de luxo na Capital. A polícia ainda não encontrou evidência de que Balengo faça parte da quadrilha de Alexandre Pires Ferreira, o ET, um dos maiores ladrões do estado. Coincidência ou não, os dois estiveram no Rio Grande do Sul em outubro, pouco antes de ET ser recapturado pela polícia paulista. O delegado Fontes disse que está averiguando se houve algum tipo de roubop a prédios no sul do país com as mesmas características.