Presídios paulistas vão ter raio X

Jornal da Tarde - São Paulo - Terça-feira, 22 de março de 2005

ter, 22/03/2005 - 10h30 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin e o secretário Nagashi Furukawa anunciaram novas medidas para aumentar a segurança nas unidades. Estado também vai contar com cadeia exclusiva para seqüestradores

Em meio a faixas de funcionários do sistema prisional pedindo mais segurança no trabalho, o governador Geraldo Alckmin e o secretário da Administração Penitenciária, Nagashi Furukawa, anunciaram a instalação de 71 aparelhos de raio X em todas as penitenciárias se segurança e nos Centros de Detenção Provisória (CDPs) do Estado. Os primeiros 23 equipamentos já foram colocados nos presídios e devem começar a funcionar em cerca de duas semanas.

‘Falta apenas concluir o treinamento dos funcionários’, afirmou Furukawa. De cada unidade prisional serão treinados 20 funcionários. Os aparelhos podem detectar metais, drogas e produtos eletrônicos. ‘Foi feita uma experiência em Suzano e em Araraquara e em razão do bom desempenho nós revolvemos expandi-la para todo o Estado’, disse o governador Alckmin.

O governador aposta que os novos aparelhos vão impedir a entrada de muita arma e celular nas unidades prisionais.

Prisão para seqüestradores

Para impedir que os homens que vão trabalhar com esses aparelhos sejam o ponto fraco dos sistema, o governador afirmou apostar em duas medidas: a primeiro é o treinamento na Escola de Administração Penitenciária e a segunda, a ação da corregedoria da secretaria. ‘Vamos ainda sortear funcionários que serão revistados e vamos fazer rodízio das pessoas que vão trabalhar com os aparelhos.

O Estado de São Paulo deverá ter um presídio exclusivo destinado aos autores de seqüestros.

A iniciativa foi anunciada ontem pelo governador Geraldo Alckmin depois da cerimônia em que apresentaram novas medidas para aumentar a segurança nos presídios paulistas.

De acordo com as estatísticas da Secretaria de Administração Penitenciária, São Paulo possui, atualmente, 720 seqüestradores em custódia. A intenção é deixar todos os envolvidos nesse tipo de crime numa única unidade.

Pelo planejamento da secretaria, a unidade exclusiva para seqüestradores ficará na cidade de Avaré, a 250 km da Capital.

As reformas no presídio já foram iniciadas, mas ainda não têm data para serem concluídas. O secretário Nagashi Furukawa também afirmou que ainda não há um cronograma para o início da transferências dos detentos.