Preservar o verde

A Tribuna - Santos - Sábado, 19 de junho de 2004

seg, 21/06/2004 - 9h35 | Do Portal do Governo

Editorial

A notícia de que a área florestal no Litoral cresceu 12,3% entre os anos de 1991 e 2001, conforme dados da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, enquanto em outros pontos do Estado o aumento médio ficou em 2%, não deve ser motivo de júbilo apenas para os ecologistas. Trata-se de um resultado que, sob vários aspectos, contribui para melhorar a qualidade de vida na região.

É certo que nos municípios litorâneos não se desenvolve uma agricultura extensiva, que favorece o desmatamento, mas outros fatores podem levar – como aliás já levaram, no passado – à redução da cobertura vegetal e é necessário então que esses riscos estejam controlados. A poluição do ar, sobretudo no entorno das indústrias de Cubatão, é um deles. A favelização nas periferias urbanas, outro. A proliferação de loteamentos sem que sejam tomadas as necessárias cautelas ambientais, idem. Enfim, há causas ativas, que exigem vigilância rigorosa e constante.

A preservação das matas é importante, em paralelo, para proteger os rios e os mananciais, nestes tempos de recursos hídricos cada vez mais escassos e caros. Não se pense que, havendo descuido, o Litoral estará livre de problemas graves nesse campo. Não está, o que obriga a uma redobrada atenção, também por esse motivo.