Prêmios darão R$ 800 mil a pesquisadores

Folha de S. Paulo - Quarta-feira, 28 de janeiro de 2004

qua, 28/01/2004 - 9h33 | Do Portal do Governo

Da Redação

A Fundação Conrado Wessel, entidade filantrópica localizada em São Paulo, distribuirá neste ano mais de R$ 800 mil em prêmios para obras e trabalhos científicos nacionais. Serão seis as categorias em disputa: Ciência Aplicada ao Meio Ambiente, Ciência Aplicada ao Campo, Ciência Aplicada ao Mar, Ciência Geral, Medicina e Literatura.

Podem concorrer à premiação personalidades e entidades selecionadas a partir de indicações de 42 universidades federais, além de USP, Unicamp, Unesp e ITA. Os critérios de escolha serão o conjunto da obra ou os trabalhos dos últimos cinco anos.

O prazo final para o encaminhamento dos concorrentes é 5 de março. A cerimônia de entrega dos prêmios será em maio, quando a fundação completa dez anos.

Para promover o prêmio, que é um dos maiores do país voltados para a produção científica, a fundação assinou um convênio com a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

A análise dos trabalhos concorrentes ficará a cargo da comissão julgadora montada pela fundação (www.fcw.org.br), da qual farão parte indicados da Fapesp, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Academia Brasileira de Letras (ABL), além de representantes dos ministérios da Cultura, Educação, Saúde, Agricultura, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Comando da Marinha, Secretaria de Aqüicultura e Pesca.