Prêmio Jabuti anuncia seus finalistas

Folha S. Paulo

sex, 21/08/2009 - 16h08 | Do Portal do Governo

Milton Hatoum e Ronaldo Correia de Brito estão entre os concorrentes na categoria romance 

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) anunciou ontem os primeiros finalistas do 51º Prêmio Jabuti. São dez nomes em cada uma das 21 categorias.

Entre os romances, estão “Órfãos do Eldorado” (Companhia das Letras), de Milton Hatoum, e “Manual da Paixão Solitária” (Companhia das Letras), de Moacyr Scliar, colunista da Folha. Os vencedores do Prêmio SP de Literatura, “Galileia” (Alfaguara), de Ronaldo Correia de Brito, e “A Parede no Escuro” (Record), de Altair Martins, também concorrem.

Em contos e crônicas, disputam “101 Crônicas – Ungáua!” (Publifolha), de Ruy Castro, colunista da Folha, e “Rasif” (Record), de Marcelino Freire, entre outros. A lista de poesia inclui “Cinemateca” (Companhia das Letras), de Eucanaã Ferraz, e “Ferreira Gullar: Poesia Completa, Teatro e Prosa” (Nova Fronteira), do colunista da Folha Ferreira Gullar.

“O Santo Sujo” (Cosac Naify), de Humberto Werneck, e “Viver Sua Música” (Edusp), de Gilberto Mendes, estão entre os indicados em biografia.

Em 29/9, saem os três vencedores em cada categoria -o primeiro em cada uma leva R$ 3.000. A entrega será em 4/11, com o anúncio dos livros do ano em ficção e não ficção -R$ 30 mil cada um. Veja lista em www.premiojabuti.org.br.