Prefeituras do interior estão interessadas no Projeto Pomar

O Estado de S. Paulo - 23/12/2002

seg, 23/12/2002 - 9h28 | Do Portal do Governo

Seminário reuniu representantes das cidades para troca de experiências

O Projeto Pomar está virando uma idéia a ser seguida. A iniciativa do Jornal da Tarde, com apoio das Secretarias Estadual do Meio Ambiente e Municipal das Subprefeituras, tem cada vez mais pessoas e entidades interessadas em colaborar com o plano.

No fim de novembro e durante este mês, foi realizado um seminário em duas etapas para esclarecer dúvidas e dividir a experiência com representantes de prefeituras do interior, interessadas em instalar o Pomar. O seminário, realizado pelo Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam) e pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente, apresentou o Pomar a técnicos de outras cidades.

Segundo a coordenadora Helena Carrascosa, a maior demanda foi por informações para que as prefeituras pudessem usar ou adaptar o modelo do Pomar, conforme suas especificidades. Participaram do encontro secretários, diretores e técnicos das áreas de meio ambiente, planejamento, agricultura e educação.

A primeira parte do seminário, em 20 de novembro, enfatizou os aspectos principais do projeto, como a recuperação ambiental e paisagística, educação ambiental para a promoção de cidadania, parcerias entre o poder público, a sociedade e a iniciativa privada e programas sociais para criação de trabalho. Em visita à sede do projeto, os participantes trocaram experiências. Na segunda parte, houve oficinas de trabalho.

Para a Secretaria, o encontro foi positivo e os participantes propuseram a troca permanente de experiências e a realização de encontros regionais sobre o tema em 2003.

Segundo a coordenadora da Unidade de Políticas Públicas do Cepam, Maria de Lurdes Gandra, o grande número de interessados pelo Pomar levou a Secretaria do Meio Ambiente a reunir os mais de 30 representantes das prefeituras no seminário: ‘Ainda vamos definir alguns pontos, mas os principais temas discutidos foram as maneiras de eliminar as dificuldades que geralmente são encontradas em relação a patrocínios.’ Para ela, o encontrou foi muito proveitoso: ‘Também serviu para mostrar o quanto temos de aprimorar.’