Prefeitura de São José busca área para instalar Parque Tecnológico de R$ 2 milhões

ValeParaibano - São José dos Campos - Terça-feira, 2 de dezembro de 2003

ter, 02/12/2003 - 9h37 | Do Portal do Governo

Governo do Estado dá sinal verde ao município para implantação de centro que deve abrigar até 60 empresas

Cláudio César de Souza, de São José dos Campos

O Governo do Estado e a Prefeitura de São José dos Campos pretendem implantar até o final do próximo ano no município um parque tecnológico com investimento inicial da ordem de R$ 2 milhões para abrigar de 40 a 60 empresas.

O objetivo é atrair empresas de base tecnológica, apoiar o surgimento de empresas inovadoras e aumentar a interação entre universidades, institutos de pesquisa, o setor privado e órgãos públicos.

Os parques tecnológicos são empreendimentos imobiliários vinculados a uma universidade ou instituição de pesquisa que visam atrair empresas de um determinado setor –no caso de São José, empresas aeroespaciais estrangeiras– e aquelas que estão fora do Vale do Paraíba.

O prefeito Emanuel Fernandes (PSDB) deve indicar ao governador Geraldo Alckmin (PSDB) até o final deste ano uma área de pelo menos 240 mil metros quadrados para instalação do parque.

O parque tecnológico foi anunciado pelo próprio governador, Geraldo Alckmin (PSDB) em São José durante visita na última sexta-feira.

O Parque Tecnológico de São José será especializado no setor aeronáutico e espacial. O projeto deverá ser financiado pelo Estado através do Fundo Aeronáutico, mas também serão captados recursos junto à iniciativa privada.

Alckmin também implantará parques tecnológicos em São Paulo, Campinas e São Carlos. Para essas cidades, as verbas para instalação já estão sendo liberadas. Em São José, ainda não há previsão de quando os recursos serão disponibilizados.

O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, João Carlos Meirelles, afirmou através de sua assessoria que em São José o Estado vai se concentrar na pesquisa aeroespacial.

Segundo ele, o objetivo é disponibilizar mais oportunidades para este setor, que já está consolidado na cidade e na região, podendo ampliar muito mais a participação das empresas.

Emanuel não foi localizado ontem pelo ValeParaibano para comentar o assunto.

Interação – Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico de São José, Ramon Touron, o parque abrigará de 40 a 60 empresas presentes nas incubadoras do município –duas já em funcionamento e duas que serão implantadas até o próximo ano (leia texto abaixo).

‘O objetivo do projeto é aumentar a interação entre as empresas e a pesquisa científica, gerando assim mais riqueza, renda e postos de trabalho.’

Segundo Touron, a prefeitura ainda não decidiu onde funcionará o parque tecnológico. ‘Como nas outras cidades o parque funcionará em parceria com a USP (Universidade de São Paulo) e a Unicamp (Universidade de Campinas), São José poderá ganhar uma universidade pública junto com o projeto’. A assessoria de imprensa da secretaria não confirmou a informação.