Prefeitura de Mauá negocia Poupatempo

Diário do Grande ABC - 8/5/2002

qua, 08/05/2002 - 11h08 | Do Portal do Governo

A Prefeitura de Mauá pretende instalar até o fim deste ano, num prédio anexo ao Mauá Plaza Shopping, um posto de atendimento de serviços públicos nos moldes do Poupatempo – projeto do governo estadual que presta inúmeros serviços públicos, como emissão da carteira de identidade, sem burocracia.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Social de Mauá, Paulo Eugênio Pereira Júnior, a administração pretende firmar convênio com o Estado para a transferência de tecnologia, além da implementação dos serviços prestados pelo governo estadual, enquanto que a Prefeitura se comprometeria a arcar com a compra de equipamentos, com a manutenção do prédio e com o pagamento dos salários dos funcionários.

O secretário disse que desde o início das obras do shopping a Prefeitura de Mauá demonstra interesse em ceder espaço para o Poupatempo. Em princípio, o Estado não tem interesse em investir em outro posto no Grande ABC, já que inaugurou no ano passado uma unidade em São Bernardo.

Porém, a Prefeitura de Mauá propôs arcar com os custos das obras e também com a instalação de equipamentos. Mauá teria, então, uma espécie de Poupatempo municipal, com serviços estaduais como guichês do Instituto de Identificação, Polícia Civil, Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) entre outros.

“Falamos com o superintendente do Poupatempo (Daniel Annemberg) e ele informou que outras regiões do Estado são prioritárias. Foi a partir disso que propusemos um convênio em que arcaríamos com todos os custos do posto (R$ 1,8 milhão). O governo entraria então com a tecnologia e com os serviços”, disse o secretário. Annemberg, segundo o secretário, achou viável a idéia e estuda a proposta.

Eugênio disse que o posto, se instalado, além de ter os serviços estaduais também contará com os municipais, como os oferecidos na Central de Atendimento do Paço e da Sama (Saneamento Básico de Mauá). Porém, caso o governo resolva não fazer a parceria com a Prefeitura, o posto não será implementado.

O prédio, de acordo com o secretário, estará concluído em julho. E a Prefeitura pretende assinar o convênio o quanto antes. Assim, os serviços poderão começar até o fim deste ano.

Andrea Catão Maziero