Prazo de licenciamento termina amanhã

Agora São Paulo - Terça-feira, 29 de abril de 2008

ter, 29/04/2008 - 10h44 | Do Portal do Governo

Agora São Paulo

Termina amanhã o prazo para o licenciamento dos veículos com placa final 1 (automotores, reboques e semi-reboques, exceto aqueles registrados como caminhão). A taxa a ser paga nos bancos credenciados é de R$ 50,59 (confira no quadro ao lado a relação dos bancos).

No calendário definido pelo Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo), os veículos com placa final 2 terão até o final de maio para fazer o licenciamento. Carros com placa final 3 terão até o fim de junho e assim por diante, exceto pelos veículos com placa final 5 ou 6, cujo prazo vai até o final do mês de agosto.

Para efetuar o licenciamento, basta se dirigir ao Detran ou à Ciretran em que o veículo está cadastrado, aos postos do Detran nos shoppings Aricanduva e Center Lapa, na capital, ou ainda aos postos do Poupatempo. É necessário que débitos com multas, Dpvat (seguro obrigatório) e IPVA estejam quitados. Se não estiverem, o pagamento deverá ser feito na hora, com a quitação da taxa, que deverá ser recolhida em um dos bancos autorizados, mediante a apresentação de cópia ou original do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo).

É recomendável que o proprietário faça uma cópia do comprovante de pagamento da taxa, visto que o original deverá ser entregue ao órgão. O novo documento fica disponível na hora.

Cuidados

O motorista deve estar atento aos prazos do licenciamento para evitar problemas. É expressamente proibido trafegar sem que o veículo esteja devidamente licenciado. Segundo a resolução 205 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), se o motorista for parado em uma blitz de trânsito, somente o original do CRLV poderá ser aceito.

A falta de licenciamento traz uma série de problemas para o proprietário como apreensão do veículo, multa no valor de R$ 191,54 e sete pontos na carteira (infração gravíssima).