Prazo da vacinação é prorrogado até amanhã

Jornal da Tarde - Terça-feira, 8 de junho de 2004

ter, 08/06/2004 - 9h51 | Do Portal do Governo

A Campanha de Vacinação contra a poliomielite foi prorrogada até amanhã em mais de 300 cidades do Estado, inclusive a Capital. A imunização de crianças com até cinco anos foi estendida porque centenas de municípios não atingiram a meta de 95% de adesão na campanha nacional, realizada no sábado passado. Na Cidade de São Paulo, foram 82,92% de vacinados.

Os postos de saúde vão continuar oferecendo, gratuitamente, as gotinhas até quarta-feira, das 8h às 17h. A coordenadora de Imunização do Estado, Helena Sato, acredita que o mau tempo prejudicou a campanha. “O frio e a chuva atrapalharam as pessoas na hora de sair de casa”, disse ela.

A coordenadora ressalta que a vacinação agora só poderá ser feita nos postos de saúde e não mais nos volantes como aconteceu no sábado, quando foram imunizadas 2.933.594 crianças com menos de 5 anos, o equivalente a 87,4% das 3,3 milhões nesta faixa etária. Com a prorrogação da campanha, a expectativa da Secretaria é atingir 3,1 milhões de crianças.

“Decidimos prorrogar porque precisamos imunizar mais crianças”, afirmou Helena. (Veja as 324 cidades que continuam com a campanha no quadro abaixo.)

Ela ressaltou a importância das crianças voltarem aos postos no dia 21 de agosto, quando acontece a segunda fase da imunização. A coordenadora disse que mesmo as crianças vacinadas no sábado devem receber novas gotinhas em agosto. Quando forem levar os filhos até os postos, os pais não podem esquecer a caderneta de vacinação, para que se tenha um controle maior se a criança está com alguma vacina atrasada.

As regiões com os melhores desempenhos na campanha foram Baixada Santista, com 94,5%, Franca com 94,4% e Taubaté, com 93,9%. Já os piores resultados ocorreram na Capital e nas regiões de Campinas (85,7%) e São José dos Campos (85,1%).