Poupatempo Sé faz teste para novo RG

Jornal da Tarde - São Paulo - Quinta-feira, 10 de fevereiro de 2005

qui, 10/02/2005 - 8h59 | Do Portal do Governo

O documento passará a ser digitalizado. Mas hoje, por motivo de teste, a unidade não estará emitindo RGs

CAMILLA HADDAD

O Poupatempo Sé, no Centro de São Paulo, está testando um novo RG. A unidade está passando por fase de adaptação para emitir o documento, que passará a ser digitalizado. Pelo novo processo, a foto, assinatura e impressões digitais virão semelhantes à Carteira Nacional de Habilitação CNH.

De acordo com Maria Cecília Figueiredo, gerente da unidade Sé, o sistema dificulta ainda mais as falsificações, uma vez que os dados pessoais da pessoa ficam protegidos por uma tarja plástica que, se retirada, rasga e inutiliza o RG. Um das das características do RG é que ele também não pode ser plastificado, o que permite a verificação da autenticidade do documento.

Quem estiver interessado em fazer o RG ainda deve ficar atento aos documentos apresentados. No Poupatempo Sé não será mais necessário levar duas fotos. Basta levar una. Outra vantagem é que as impressões digitais não serão mais feitas com o pincel e sim com um carimbo.

Com isso, a dificuldade para tirar a tinta dos dedos irá acabar. A pessoa só terá de passar um pouco de álcool gel na mão. O produto passará a ficar na mesa dos atendentes. Ontem, durante todo o dia, a unidade recebeu parentes de funcionários para a emissão do RG novo. Mas tudo era um teste. A família da dona de casa Luzelita Araújo Olivera, 31 anos, foi uma das ‘cobaias’. O filho dela, Augusto, de seis meses, tirou o RG. ‘Esse sistema é bem mais fácil. Agora é só aguardar.’ O teste vai durar mais um dia. Portanto, a unidade não estará fornecendo RG para a população hoje.

Na Capital, apenas o posto de Itaquera, na Zona Leste, segue esse procedimento. Os próximos serão na Luz e Santo Amaro, na Capital, e Campinas e São José dos Campos, no Interior do Estado.