Poupatempo São Bernardo: a cada segundos uma pessoa é atendida

Diário do Grande ABC - Segunda-feira, 7 de novembro de 2005

seg, 07/11/2005 - 11h54 | Do Portal do Governo

Gabriel Batista
Do Diário do Grande ABC

O Poupatempo de São Bernardo atende uma pessoa a cada três segundos. Esse ritmo foi verificado a partir do número de usuários por dia que procuraram o posto em setembro, cerca de 14 mil pessoas/dia. Com isso, a única unidade do gênero no Grande ABC alcançou o status de posto mais freqüentado entre os dez Poupatempos espalhados pelo Estado. Isso já é percebido há três meses. Em julho e agosto, a unidade também foi a mais procurada. O segundo Poupatempo mais requisitado é o de Santo Amaro, na zona Sul da capital, que recebe 11,9 mil pessoas diariamente.

Inaugurado há quatro anos, o Poupatempo de São Bernardo oferece mais de 400 serviços: 70% estaduais e 30% municipais. O posto foi criado para atender 2 milhões de habitantes da região, mas já opera com capacidade total. Mesmo assim, o governo do Estado afirmou que não tem planos para implementar outra unidade no Grande ABC. A Superintendência Geral do Poupatempo diz que, para aliviar a demanda, um posto móvel circula pela Grande São Paulo, e pode ficar temporariamente em outra cidade da região, caso haja necessidade.

Em meio à variedade de serviços, alguns destacam-se como mais procurados. Em primeiro lugar aparece a agência do banco Nossa Caixa, com 4,5 mil atendimentos/dia. “Isso ocorre porque o banco recolhe as taxas exigidas por outros serviços e recebe o pagamento de tributos”, diz a gerente do posto de São Bernardo, Candida Rocha Schwenck. Em seguida, são mais requisitados a emissão do documento de identidade, com 1,2 mil pedidos diários, e o Detran-SP (Departamento de Trânsito de São Paulo), com 1,1 mil.

A tamanha procura está ligada principalmente à rapidez com que o Poupatempo dribla a burocracia do Estado. Para se tirar o documento de identidade em uma delegacia, por exemplo, a espera pode demorar até um mês. No Poupatempo, o documento fica pronto em dois dias. O pedido do RG no posto não demora mais do que 50 minutos.

A renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) também cabe como modelo. Em duas horas, o motorista consegue sair com a carta novinha, desde que leve certificado do curso de direção defensiva e toda documentação exigida. Existem quatro salas com oftalmologistas na unidade, para realizar exame em motoristas que vão renovar a CNH.

Freqüentadora assídua da unidade em São Bernardo é a decoradora Adriana de Souza, 33 anos, que mora no Centro. Ela foi uma vez ao posto e, por ter gostado do atendimento, voltou mais vezes. Adriana conta que resolve todas as pendências burocráticas no local. Na semana passada, ela estava lá pela quinta vez. Foi tirar os documentos de identidade dos dois filhos, de 5 e 7 anos, e finalizar uma escritura e um alvará. “É prático, rápido e amplo. Não dá aquela sensação de aperto. E também tem tudo em termos burocráticos, um serviço do lado do outro”, ressalta a decoradora.

Formigueiro – Para quem trabalha no Poupatempo, o mês mais cheio é sempre janeiro. A gerente de São Bernardo, Candida Rocha Schwenck, explica que a demanda aumenta logo no início de cada ano porque é época do pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e das matrículas escolares, que fazem aumentar a procura pela emissão do RG.

As reclamações feitas pelos usuários do posto surgem com o passar dos dias. A principal é quando o sistema informatizado da unidade cai e paralisa o atendimento. Entre as atividades mais curiosas está a prisão de procurados pela Justiça. Quatro investigadores de polícia ficam permanentemente na unidade. Quando o sistema acusa que o usuário de determinado serviço é procurado, rápida e silenciosamente dois policiais são chamados. A atendente do posto Cecília Maria de Almeida Losi de Sanctis, 38 anos, viu essa cena se repetir muitas vezes. “O procurado vai com os policiais sem perceber que está sendo preso”, diz a atendente.