Poupatempo móvel volta a atender em Sorocaba

Cruzeiro do Sul - Terça-feira, dia 12 de dezembro de 2006

ter, 12/12/2006 - 18h08 | Do Portal do Governo

A unidade móvel do Poupatempo voltou a Sorocaba nesta segunda-feira (11/12) e permanecerá instalada na cidade até dia 6 de janeiro. Mais uma vez, a unidade ficará no Terminal Santo Antônio, localizado na avenida Afonso Vergueiro. O Poupatempo Móvel tem percorrido a região e esta será a nona visita a Sorocaba, onde desde março realizou 37.436 atendimentos à comunidade. Em contrapartida, o serviço de entrega dos documentos solicitados tem gerado reclamação. Recebido o protocolo, em média 30 dias depois o sorocabano atendido precisa ir até o Jardim América para retirar o documento, cujo local é de difícil acesso e fora de mão para usuários.

No início do ano, o Poupatempo já esteve no Terminal Santo Antônio entre 23 de março a 13 de abril, quando registrou 3.688 atendimentos. A unidade oferece serviços como emissão de carteira de identidade, carteira de trabalho, atestado de antecedentes criminais e uma série de serviços públicos eletrônicos, como consulta de débitos de IPVA, DPVAT, multas de trânsito, pontos na CNH, registro de Boletim de Ocorrência, entre outros. O atendimento acontece de segunda a sábado, das 8h às 20h, e só será interrompido nos dias 25 de dezembro e 1.º de janeiro.

A última passagem do Poupatempo Móvel por Sorocaba foi no período de 23 de outubro a 4 de novembro, quando ficou instalada no estacionamento do Senac, na avenida Coronel Nogueira Padilha. Durante essas duas semanas foram contabilizados 3.843 atendimentos, número recorde das vezes em que esteve em Sorocaba. O atendimento é feito de forma padrão, sem privilégios e com a distribuição de senhas eletrônicas por ordem de chegada.

Locomoção

As taxas geradas pelos serviços do Poupatempo podem ser pagas em um posto do banco Nossa Caixa, instalado dentro da unidade. Embora essa seja uma das facilidades ao cidadão, na hora de retirar o documento a situação se complica para muita gente. A entrega do protocolo é feita no setor de Identificação Civil da Delegacia de Polícia Judiciária do Interior (Deinter-7), na rua Silvio Campolim. “O acesso a transporte dica difícil e muita gente tem reclamado se não é possível centralizar o atendimento num posto ou sala na região central”, esclareceu o delegado José Augusto de Barros Pupin, supervisor do setor.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede) de Sorocaba esclareceu que estuda uma melhor forma de entregar os documentos solicitados aos cidadãos, uma vez que o Poupatempo é um Projeto do Governo do Estado, mas que em Sorocaba tem parceria da Prefeitura. “Um local bom para o posto de entrega seria no terminal Santo Antônio, porque há facilidade de acesso par gente de toda parte da cidade”, sugeriu o delegado.

Conforme já definido pelo governo paulista, a cidade será em 2007 contemplada com uma unidade fixa do Poupatempo, cuja verba para instalação foi incluída no orçamento do Estado para o próximo ano. Mais informações sobre o Poupatempo podem ser obtidas gratuitamente pelo telefone 0800-7723633 ou no site www.poupatempo.sp.gov.br.