Poupatempo ganha TRE na zona sul

Agora S.Paulo - Terça-feira, 18 de outubro de 2005

ter, 18/10/2005 - 18h56 | Do Portal do Governo

PRIMEIRO POSTO DO ÓRGÃO EM UM POUPATEMPO JÁ RECEBEU 870 PESSOAS EM SANTO AMARO. MAIOR PROCURA É PELA 1ª VIA DO TÍTULO DE ELEITOR

Desde a última sexta-feira, o Poupatempo de Santo Amaro realiza serviços do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). Nos três primeiros períodos de funcionamento, foram registrados cerca de 290 atendimentos por dia. A capacidade do posto é de 350 solicitações.

O primeiro TRE em um Poupatempo atende aos eleitores de dez zonas eleitorais da região sul, que reúnem mais de 1,6 milhão de cadastrados.

A emissão de primeira e segunda vias do título de eleitor e a transferência de domicílio eleitoral foram os três serviços mais procurados, somando 60% da demanda.
É a primeira vez no Estado que os serviços do tribunal eleitoral são feitos fora dos cartórios. As negociações com o Poupatempo tiveram início em janeiro de 2004, mas somente agora o serviço pôde ser implementado.

De acordo com o TRE, a parceria só foi possível após a implementação do título on-line -concluída no início do ano- , que permite a emissão instantânea do documento. Com isso, os serviços de cartório puderam ser assumidos pelo Poupatempo.

Centralização
O presidente do TRE, desembargador Alvaro Lazzarini, afirmou que a medida visa facilitar o acesso à Justiça Eleitoral e desafogar os cartórios. ‘O Poupatempo é um centro de referência para muita gente. É o local adequado para a instalação de um posto avançado do TRE.’

Lazzarini disse que a escolha da unidade de Santo Amaro é de responsabilidade do governo do Estado, mas que a prática deve ser repetida em outras áreas da capital. As unidades de Itaquera (zona leste da capital) e Sé (centro) estão cotadas. (Vitor Sorano)