Poupatempo de Santos deverá ser terceirizado

A Tribuna - Santos - Sexta-feira, 6 de agosto de 2004

sex, 06/08/2004 - 9h01 | Do Portal do Governo

Da Reportagem

A unidade do Poupatempo que deverá ser montada em Santos até meados de 2005, visando o atendimento de toda a Região Metropolitana, poderá ser uma das primeiras terceirizadas do Estado. A informação foi confirmada pelo secretário da Casa Civil do Estado, o santista Arnaldo Madeira. A superintendência do Poupatempo é vinculada a sua pasta. ‘‘A iniciativa privada terá papel fundamental na efetivação do posto do Poupatempo na Baixada Santista’’, garantiu Madeira.

Já com relação aos custos, o secretário afirmou que a montagem do serviço, que será provavelmente em Santos mesmo (não especificou nenhum lugar em particular), vai demandar cerca de R$ 6 milhões, incluindo gastos com treinamento de pessoal e equipamentos.

‘‘Além dessa unidade, a outra prioridade é criar um Poupatempo em Osasco (Grande SP), onde novamente precisaremos contar com parceria de investimentos privados’’, avisou o secretário. Madeira confirmou que já existe um grupo de trabalho específico em sua secretaria, agilizando os procedimentos.

‘‘Até o final deste mês pretendemos realizar uma audiência pública. Depois, virá o edital de licitação, em setembro’’.

Vistorias

Há três anos, a superintendência do Poupatempo tem feito vistorias técnicas em imóveis do Município a fim de encontrar um que se adeque às condições e aos critérios para implantação de uma agência. Nesse período, cerca de 20 locais já foram analisados.

‘‘A parceria com a Administração Municipal também é uma ótima opção para viabilizar o programa’’, emendou Madeira. A Prefeitura de Santos chegou a oferecer um antigo armazém da Ceagesp, que fica ao lado do Teatro Coliseu, no Centro. ‘‘Este é um quesito que ainda estamos estudando, porque o posto precisará atender a toda a região. Por isso, sua localização deverá ser estratégica’’, alertou Madeira.

Agilidade

Disponibilizar um atendimento ágil, eficiente e sem intermediários. Este é o principal objetivo do Poupatempo. Atualmente, por exemplo, para quem não conta com este serviço e precisa tirar vias de documentos, é obrigado a enfrentar uma verdadeira romaria em repartições públicas e muita burocracia.

Isso porque cada documento tem seu órgão emissor. No caso do CPF, por exemplo, a pessoa precisa se dirigir a uma agência dos Correios ou à Receita Federal.

Para o título de eleitor, o cidadão tem que se locomover até um dos cartórios eleitorais. Já os documentos de veículos e a habilitação são expedidos pelo Departamento de Trânsito (Detran). A Carteira de Trabalho precisa ser solicitada nos postos regionais do Ministério do Trabalho.

Em um posto do Poupatempo, a pessoa resolve várias questões em um só lugar. Atualmente há nove unidades no Estado e os principais serviços disponíveis são: licenciamento de veículos; renovação de Carteira Nacional de Habilitação (CNH); emissão de Carteira de Identidade (RG); atestados de antecedentes; emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social e Seguro Desemprego.