Poupatempo de Ribeirão Preto inova com serviços diferenciados

A Cidade - Ribeirão Preto - Quarta-feira, 11 de maio de 2005

qua, 11/05/2005 - 10h30 | Do Portal do Governo

Depois de atingir a marca histórica de um milhão de atendimentos no final do primeiro trimestre deste ano, o Poupatempo de Ribeirão Preto alcança nesse mês uma média recorde de 5.500 atendimentos/dia, a maior desde a inauguração, em dezembro de 2003. O espaço foi projetado para até 7.000 atendimentos/dia. José Ricciardi, gerente do Poupatempo, destaca que a unidade local, entre as dez existentes no Estado, é a única a oferecer dois serviços diferenciados – um posto da Junta de Serviço Militar e outro para cadastramento no Cartão do SUS (Sistema Único de Saúde).

Ao ser inaugurado em dezembro de 2003 o Poupatempo de Ribeirão Preto realizava uma média de 700 atendimentos/dia. Já eram mais de 250 diferentes serviços, oferecidos por catorze empresas públicas, entre municipais e estaduais.

Desde então foram para o local mais duas empresas – uma agência dos Correios e uma representação da Imesp (Imprensa Oficial do Estado de São Paulo). Só a agência dos Correios já fez 17.236 atendimentos.

E o espaço da Imprensa Oficial, onde é possível providenciar publicações no Diário Oficial do Estado, consultar via internet edições passadas e adquirir mais de cem títulos (obras editadas pela Imesp), recebeu 1.353 usuários, principalmente advogados e contabilistas.

Mas além desses dois novos órgãos, o Poupatempo abriu espaço para uma extensão da Junta de Serviço Militar (a cada ano cerca de 5.000 jovens têm de se alistar – entre janeiro e abril 776 o fizeram lá) e um posto de cadastramento do Cartão do SUS. O gerente Ricciardi credita a esses novos serviços o recorde de atendimentos/dia que vem sendo batido este mês.

Idealizado pelo governo para desburocratizar e agilizar o acesso a serviços públicos, o Poupatempo reúne num só local as mais diferentes repartições, operacionalizadas por funcionários especialmente treinados. Além do atendimento pessoal, existe o e-poupatempo, também chamado de o “poupatempo do futuro” por meio do qual os usuários podem realizar vários tipos de serviços – os mais procurados são o registro de boletins de ocorrência policial e a obtenção de comprovantes de residência.

Em números absolutos, o campeão de procura pelos usuários no Poupatempo de Ribeirão Preto é o Acessa São Paulo (são dezenove terminais conectados à internet), com 151.258 usuários.

Em segundo lugar vem o Departamento de Trânsito (Detran), onde é possível revalidar CNH, obter segunda cópia de multas etc., com 135.003 atendimentos. Em terceiro, o Instituto de Identificação, responsável pela emissão de carteira de identidade (RG), com 114.517 atendimentos.

Depois aparece a SERT (Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho), que faz intermediação de mão-de-obra e recebe pedidos de seguro-desemprego, com 92.781 atendimentos, e o e-poupatempo, com 65.207 usuários.

Todos esses serviços são oferecidos por repartições estaduais – entre os serviços disponibilizados pela Prefeitura Municipal os mais requisitados são a Secretaria da Saúde (47.956 atendimentos) e o Daerp (36.007), seguido de perto pela Secretaria da Fazenda (34.496 usuários). E em breve o Poupatempo de Ribeirão Preto abrirá espaço para mais um serviço – a unidade local do Banco do Povo Paulista.

Pesquisa mostrou 100% de satisfação dos usuários
Localizado em anexo ao Novo Shopping, na Nova Ribeirânia, o Poupatempo de Ribeirão Preto tem 4.500 metros quadrados de área construída e 300 funcionários. Funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 9h às 15h. Lá oferecem serviços as seguintes empresas/repartições: Acessa São Paulo, Biblioteca “Ler é Saber” (onde é possível emprestar até cinco livros de vez de um acervo de 2.500 títulos), CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano de Ribeirão Preto), Correio, Detran, e-poupatempo, Fazenda Estadual, Imprensa Oficial, Nossa Caixa, SERT (todos estaduais, à exceção dos Correios, uma repartição federal), Cohab, Daerp, Junta Militar. Procuradoria Geral, Secretaria da Cidadania e Desenvolvimento Social, Secretaria da Infra-estrutura, Secretaria do Planejamento e Gestão Ambiental, Secretaria da Fazenda, Protocolo Geral da Prefeitura, Secretaria da Saúde e Transerp (municipais). Em 2004, pelo quarto ano consecutivo, o Ibope fez pesquisa de opinião pública para medir a satisfação dos usuários das diversas unidades do Poupatempo. Entre os nove pesquisados (não entrou o Poupatempo Campinas Shopping, inaugurado em dezembro último), o de Ribeirão Preto foi o único que atingiu 100% de citações ótimo/bom. O de São José dos Campos foi o que ficou mais próximo (98%), seguindo-se o de Campinas/Centro (96%), São Bernardo do Campo e Guarulhos (93%), Itaquera (91%), Santo Amaro (90%) e Sé e Luz (87% cada).