Poupatempo de Ribeirão é pioneiro em RG digitalizado

Jornal da Tarde - São Paulo - Quinta-feira, 17 de fevereiro de 2005

qui, 17/02/2005 - 9h07 | Do Portal do Governo

Desde dezembro do ano passado, o Poupatempo da cidade expede as carteiras de identidade com a tecnologia, que impossibilita a falsificação

BRÁS HENRIQUE

O Poupatempo de Ribeirão Preto já está expedindo as carteiras de identidade totalmente digitalizadas. Segundo o gerente do Poupatempo da cidade, José Wilson Ricciardi, a unidade foi a pioneira no Estado a utilizar esse sistema digital em que, após todos os dados serem escaneados, uma película plástica é sobreposta e impossibilita a falsificação dos documentos. O sistema começou em dezembro.

O Poupatempo de Ribeirão Preto expede entre 400 e 450 carteiras de identidades por dia. A tecnologia digitalizada é nacional e foi desenvolvida pela Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp).

Outras unidades do Poupatempo no Estado de São Paulo estão começando a usar o mesmo sistema. No processo, a identidade recebe as imagens digitalizadas da foto, da assinatura e da impressão digital do polegar. Depois, passa-se a película plástica para proteger os dados e dificultar a falsificação. Caso a película seja retirada, os dados são rasurados e rasgados, inutilizando o documento. Todos os dados da pessoa são armazenados, inclusive as digitais dos dez dedos, que irão para uma ficha de identificação civil, que ficará no banco de dados da Polícia Civil – isso poderá ajudar a solucionar, no futuro, vários crimes.

‘Os documentos são arquivados e os antigos estão sendo digitalizados desde o início do ano no Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt IIRGD, em São Paulo’, informa Ricciardi.

A primeira via não tem custo, mas a segunda custa R$ 19,95. Para retirar a carteira de identidade é necessário levar uma foto 3×4, certidão de nascimento (original e cópia), certidão de casamento, o antigo RG (se for para tirar a segunda via) e as originais do certificado de reservista, da carteira de trabalho, CPF e Cartão PIS/Pasep.

A carteira fica pronta em, no máximo, 12 horas. O Poupatempo de Ribeirão Preto funciona no Novo Shopping, das 9h às 19h, de segunda a sexta-feira, e das 9h às 15h, aos sábados.