Poupatempo da Sé vai ter identidades digitalizadas

Diário de S. Paulo - São Paulo - Quinta-feira, 27 de janeiro de 2005

qui, 27/01/2005 - 8h56 | Do Portal do Governo

Novo processo dificulta chance de falsificação dos documentos

A partir de fevereiro, as carteiras de identidade expedidas no Poupatempo da Sé, Centro de São Paulo, serão feitas de forma totalmente digital. Para mudar o processo tradicional, o Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD) do Poupatempo não vai emitir o documento nos dias 9 e 10 de fevereiro. No dia 11, as identidades voltam a ser feitas no posto. Por dia, o Poupatempo da Sé emite cerca de 1.200 identidades.

Com tecnologia nacional concebida pela Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), as novas carteiras de identidade manterão papel timbrado, não serão plastificadas e terão captações de imagens, assinatura e impressão digitalizadas. Os dados serão armazenados no arquivo eletrônico do IIRGD.

A tecnologia tem como vantagem a facilidade de se padronizar a emissão do documento em todo o estado, diminuindo a possibilidade de falsificação. Até o final deste ano, os postos do Poupatempo Luz, Santo Amaro, Campinas e São José dos Campos devem passar a operar com a tecnologia.

Os postos do Poupatempo de São Bernardo do Campo, Itaquera e Guarulhos já substituíram o processo anterior. (Osmar Soares de Campos)