Potim se prepara para receber Bento XVI

Potim, no interior paulista, já está se preparando para a visita de Bento XVI ao Brasil

qua, 14/03/2007 - 10h13 | Do Portal do Governo

Do Jornal Nacional

Potim, no interior paulista, já está se preparando para a visita de Bento XVI ao Brasil. A cidadezinha foi incluída em cima da hora no roteiro do Papa.

O tecido egípcio, o fio é francês e a mão-de-obra brasileira. A técnica do bordado tem mais de 200 anos e a ONG de costureiras de Potim é a única do Brasil autorizada a usá-la. O Boutis vai estar no lençol e na fronha que o Papa vai usar em Aparecida. A almofada já está pronta.

“É uma doação de um casal de Aparecida, que vai doar para uma das duas noites que o Papa vai estar em Aparecida”, diz a fundadora da ONG, Maria Celeste Chade.

Todo o enxoval será feito por muitas mãos.

“A gente vai poder chegar pertinho dele, através do bordado”, a costureira Fabiana dos Santos.

A cidade de 16 mil habitantes, maioria católica e ambiente ainda rural também foi incluída no roteiro de Bento XVI.Vai ser uma passagem rápida, provavelmente sem paradas. O Papa não deve nem conhecer a matriz de Potim, mas será justamente no mês de aniversário da cidade, que tem apenas 15 anos de emancipação política.

Quem passa diariamente pela estrada que liga Guaratinguetá a Aparecida, caminho que deve ser usado pelo Papa, já sabe como se preparar.

“A gente vai se arrumar, se produzir, limpar bem tudo”, diz o aposentado José Benedito.

Fica a esperança pra que Bento XVI queira, pelo menos, parar para tomar um cafezinho.

“Se ele quiser tomar esse café aqui, eu faço de bom coração”, avisa a comerciante Maria Beatriz da Costa.