Portugueses vão construir usina termoelétrica em Araraquara

Gazeta Mercantil - 13/11/2002

qua, 13/11/2002 - 11h05 | Do Portal do Governo

Empresários anunciaram obra em encontro com Alckmin em Lisboa

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou ontem, em Portugal, que a Empresa de Eletricidade Portuguesa (EDP) vai construir uma usina termoelétrica movida a gàs natural em Araraquara.

A informação foi confirmada pelo presidente da EDP, Fernando Noronha Leal, durante café da manhã, em Lisboa, com o governador e diversos dirigentes de empresas portuguesas que têm investimentos no Brasil.

A usina terá capacidade de 550 megawatts e custará US$ 450 milhões. Segundo Alckmin, a EDP fará o anúncio oficial assim que o Estudo de Impacto Ambiental estiver concluído e as tarifas definidas, uma vez que a compra do gás é feita em dólar.

No encontro, em que estava presente o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Sérgio Amaral, o governador fez uma explanação sobre as propostas de governo do seu próximo mandato, no qual as prioridades serão a criação de empregos e a educação para o trabalho. Em resposta, os empresários disseram estar confiantes em São Paulo, sinalizando com novos investimentos no estado.

Alckmin acompanhou na Associação Industrial Portuguesa o presidente Fernando Henrique Cardoso, que recebeu o título de presidente honorário da entidade, numa solenidade que reuniu mais de 200 empresários. Em seguida, participou da inauguração da exposição comemorativa do centenário de nascimento de Juscelino Kubitschek.

Na viagem, o estado de São Paulo e Portugal deixaram amarrado um acordo, que deverá ser assinado em breve, de cooperação para troca de informações e experiências nas áreas de saneamento, controle e preservação ambiental.

A proposta desse acordo foi feita ao governador Geraldo Alckmin pelo ministro português das Cidades, Ordenamento do Território e Ambiente, Isaltino de Morais, em encontro na cidade de Sinta, durante a realização da VI Cimeira Luso Brasileira, que reuniu o presidente Fernando Henrique e o primeiro-ministro José Durão Barroso.

O ministério chefiado por Isaltino Morais foi criado há seis meses e tem a responsabilidade de coordenar as ações de planejamento e cooperação do Governo Português com os 300 municípios, pelos quais se distribuem os 92 mil quilômetros quadrados do país.

O ministro ficou interessado pelo relato de Alckmin a respeito das ações do Governo paulista nas áreas de saneamento, controle da poluição e tratamento de lixo, e falou das experiências portuguesas, especialmente na questão dos resíduos industriais perigosos. Da troca de informações, surgiu a proposta de um acordo de cooperação, que foi prontamente aceita pelo governador paulista.

Ainda em Sintra, o governador Geraldo Alckmin participou da principal reunião entre o presidente Fernando Henrique e o primeiro-ministro Durão Barroso, acompanhados de seus ministros das Relações Exteriores e outros integrantes dos dois governos.

Da Redação