Valor registrado no 1º semestre já é 330% superior ao ano inteiro de 2004
Salim Burihan
São Sebastião
O porto de São Sebastião registrou no primeiro semestre de 2005 um superávit comercial de US$ 43,3 milhões (R$ 101,7 milhões), o que representa um aumento de 330% em relação ao registrado ao longo de todo o ano passado, que atingiu US$ 10,1 milhões (R$ 23,7 milhões).
O porto é administrado pela Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A). Segundo o gerente do porto de São Sebastião, Paulo Rogério de Souza Almeida, o superávit foi alcançado em razão da exportação de produtos de alto valor agregado.
Ele afirmou que 13.333 veículos partiram do porto de São Sebastião rumo à Argentina e México, enviados pelas montadoras Ford, Fiat e Volks. Em 2004, foram exportados 11.903 veículos ao longo do ano.
No primeiro semestre de 2005, o porto movimentou 171 mil toneladas de cargas, sendo 134 mil na importação e 37 mil toneladas em exportações. Ao longo do ano passado, foram importadas 348 mil e exportadas 19 mil toneladas de cargas.
PRODUTOS – Entre os principais produtos importados estão a cevada, o malte e a barrilha – produto utilizado na fabricação comésticos e tintas. Por meio do porto foram exportados, além dos veículos, 1.248 cabeças de gado para países como a Nigéria, Colômbia e Venezuela.
Almeida disse que a exportações devem crescer ainda mais no segundo semestre. Segundo ele, o envio de carros para exterior deve triplicar no segundo semestre com a abertura de novos mercados pelas fabricantes.
‘As montadoras estão viabilizando a exportação de carros e caminhões, por meio do porto de São Sebastião, para o Chile, Peru e países da América Central’, disse.
O gerente disse que a exportação de gado também deverá ser estendida para países da Europa. Segundo ele, os criadores da região de Andradina (SP) estão negociando a venda de 2.000 cabeças de gado mensalmente para vários países europeus, cujo rebanho vem sendo ameaçado pela doença conhecida como ‘vaca louca’.
OBRAS – O porto de São Sebastião está recebendo investimentos por parte do governo do Estado.
Ainda este ano, o porto deverá ganhar três novos armazéns, com capacidade para 80 mil toneladas de cargas; a pavimentação dos pátios de armazenagem, com capacidade para 6.000 veículos;implantação do plano de segurança; e a dragagem do cais, que aumentará de 8,20 metros para 10 metros a sua profundidade.
Os investimentos tiveram início no ano passado com a construção de um dolphin – estrutura que permite a atracação de navios de grande porte.
Para o ano que vem está prevista a construção de mais um berço para atracação de navios. A partir da privatização, projeto que deverá ser concluído até o ano que vem pelo Estado, o porto deverá receber mais dois berços para navios.