Portal da Unesp amplia serviços e terá patrocinadores

O Estado de S. Paulo - Segunda-feira, 26 de abril de 2004

seg, 26/04/2004 - 9h29 | Do Portal do Governo

Intenção é aumentar o acesso à produção científica; Portal Estadão firma parceria

DAVID MOISÉS

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) lança hoje uma nova versão do seu portal na internet, para ampliar o acesso à produção científica da instituição e facilitar o contato da comunidade com seus serviços de extensão. A maior inovação, entretanto, é a abertura de espaço para banners de patrocinadores.

O objetivo da Unesp é garantir um portal mais eficiente e auto-sustentável.

‘A universidade não pode ficar sem um portal, mas também não pode retirar para isso recursos do ensino, da pesquisa e da extensão’, diz Cesar Mucio, assessor-chefe da Assessoria de Comunicação e Imprensa, responsável pelo portal.

Os portais das instituições de ensino e pesquisa ganham cada vez mais importância na divulgação científica e como canais de prestação de serviços aos estudantes e à comunidade. Isso exige aprimoramentos, que elevam custos.

‘As tecnologias de informação demandam equipamentos e recursos que não podem sair de suas áreas fundamentais.’

Comandando um processo de reformulação do portal desde 2001, Mucio conta que a instituição percebeu esta necessidade há algum tempo. A Portaria Unesp-137 regulamentou já em 31 de março de 2000 as normas técnicas para a geração de receita no portal. A inovação está sendo colocada em prática agora, na terceira versão do portal, concebida para facilitar a navegação e para agregar mais conteúdos. A área de extensão comunitária, por exemplo, passa a ter informações sobre serviços gratuitos de psicologia, veterinária e direito, entre outros, em 25 cidades.

Segundo Mucio, o público terá acesso a um grande banco de teses e ao diretório de pesquisas desenvolvidas pela comunidade acadêmica da Unesp.

Além disso, publicações com conteúdo científico, produzidas na instituição, ganharam portas de entrada na página principal.

O mesmo ocorreu com o Jornal da Unesp, que traz notícias da universidade, apresenta lançamentos editoriais e publica reportagens sobre pesquisas e estudos. Além disso, diz Mucio, o portal aprimora os serviços de atendimento ao aluno e ao possível vestibulando.

Parceria – O lançamento da nova versão do portal coincide com a parceria que a Unesp e o Portal Estadão (www.estadao.com.br) formulam para ampliar o acesso público aos conteúdos produzidos pela instituição.

Notícias sobre pesquisas científicas e outros estudos acadêmicos desenvolvidos na Unesp serão publicados pelo canal Ciência e Meio Ambiente do Portal Estadão. No canal Educação, os estudantes terão uma porta de acesso ao Guia de Profissões da Unesp, já a partir de hoje. O guia deve ganhar nova versão no segundo semestre.