Por menos trânsito

SP TV - 1 Edição - Segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

seg, 22/12/2008 - 22h20 | Do Portal do Governo

SP TV – 1 Edição

Começou a funcionar hoje, na estação Santos-Imigrantes da linha verde do Metrô, o primeiro estacionamento integrado. Com o novo sistema, o motorista compra um bilhete eletrônico, e com ele pode estacionar o carro e ainda pegar metrô, ônibus ou trem. As passagens de ida e volta ficam valendo enquanto o carro estiver estacionado. O cartão é recarregável. A redação móvel do SPTV foi conferir a novidade, que pretende incentivar o uso do transporte público e reduzir o trânsito da capital.

Nessa primeira de funcionamento desse novo sistema, o E – Fácil, o movimento foi fraco. Das 117 vagas que tem disponíveis no estacionamento só dez foram ocupadas na manhã de hoje. Isso acontece porque pouca gente sabe dessa novidade. O estacionamento da estação Santos-Imigrantes fica a 100 metros da estação na Avenida Ricardo Jafet, no Ipiranga. A redação móvel saiu da sede da TV Globo, no Brooklin, e veio ver como é o funcionamento desse sistema na prática.

Érica vinha de ônibus até a estação e seguia de metrô para o trabalho. Mas no trajeto de casa até aqui ela conta que perdia muito tempo no trânsito. Agora, ela já decidiu: vai vir de carro. “Antes eu tinha que pegar o ônibus para chegar até aqui na estação e o ônibus demorava muito para passar, sendo que a minha casa fica a 2 quilômetros daqui e era um terror pegar esse ônibus. Agora, com certeza, vou vim deixar o carro aqui”.

A partir de hoje, quem anda de metrô poderá deixar o carro neste estacionamento que fica a 100 metros da estação Santos-Imigrantes. Para isso, o motorista deve comprar um cartão, que custa 2 reais, e inserir créditos no valor que quiser. O “E-Fácil” está à venda no estacionamento e em todas as estações do Metrô da capital. Ao entrar, é só passar o cartão no leitor, que debita automaticamente R$ 8,15 que permitem parar o carro por 12 horas.

Além disso, o mesmo cartão pode ser usado nas catracas do Metrô e dos trens da CPTM. O valor que o motorista paga pelo estacionamento dá direito a duas passagens. A partir do dia 15 de janeiro, os bilhetes poderão ser usados também nos ônibus da SPTrans. Se o tempo de estacionamento exceder 12 horas, cada hora a mais vai custar um real e as passagens valem enquanto o carro estiver na vaga. No primeiro estacionamento integrado ao Metrô são 117 vagas para carros e 28 para motos e tem outro incentivo para o uso do transporte coletivo: são 28 vagas para bicicletas e de graça.

Quem for deixar a bicicleta no estacionamento não pode esquecer de trazer o cadeado e também uma corrente. O cartão pode ser carregado em todos os postos da SPTrans na capital que estão em lotéricas, bancas de jornal com muitas facilidades, além das estações do Metrô. Além do estacionamento na estação Santos-Imigrantes já está prevista a inauguração para o primeiro semestre de 2009 de um outro estacionamento maior na estação Corinthians-Itaquera. Lá serão 587 vagas e o motorista vai pagar um pouco menos. Para deixar o carro por 12 horas, ele vai pagar R$ 6,80. A intenção do Metrô é expandir esse serviço até o final de 2010 devem ser inaugurados 10 estacionamentos.

“Esse primeiro estacionamento é o nosso piloto. Ele faz parte do conjunto de 10 estacionamentos que vão ser implantados durante o ano de 2009 até o ano de 2010. Esse projeto é uma parte pequena do plano de expansão do governo do Estado e da Secretaria dos Transportes Metropolitanos. O principal benefício é fazer com que as pessoas deixem seus carros nas estações mais distantes do centro para que a gente possa contribuir com a redução dos congestionamentos, com a redução da emissão de poluentes no ar e estimulando cada vez mais as pessoas a utilizarem o sistema de transporte coletivo”, explicou a diretora de novos negócios do Metrô, Cristina Bastos.

O estacionamento na estação Imigrantes funciona 24 horas. A pessoa pode deixar o carro aqui e o bilhete de ida e volta do Metrô, trem ou ônibus vale enquanto o carro estiver estacionado aqui dentro. Mas o custo vai ficar mais alto: um real por hora a mais depois do período de 12 horas. Aí cabe ao consumidor fazer as contas e ver se vale a pena.