População elege oito hospitais de SP entre os 80 melhores do país

Diário de S. Paulo - 2/6/2002

dom, 02/06/2002 - 12h23 | Do Portal do Governo

Atendimento no Hospital de Diadema é considerado melhor até que o dos particulares. Incor e Beneficência Portuguesa são premiados na Capital

O Hospital Estadual de Diadema, o Instituto do Coração (Incor), também ligado ao Governo do estado de São Paulo, e o filantrópico Beneficência Portuguesa estão entre os oito melhores do estado e 80 do país, segundo pesquisas feitas com usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Com a avaliação positiva, os hospitais receberam o Prêmio de Qualidade do Ministério da Saúde.

No interior do estado foram premiados o Hospital Universitário da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, o Hospital das Clínicas da USP de Ribeirão Preto, a Fundação Maternidade Sinhá Junqueira, também de Ribeirão Preto, Hospital Amaral Carvalho, em Jaú, e o Estadual de Sumaré.

As pesquisas medem a qualidade das instalações físicas do hospital, o trabalho de médicos e enfermeiros, a maneira como o paciente foi tratado e se houve pagamento pelo atendimento ou tratamento recebido. Dos mais de um milhão de questionários enviados, O Ministério da Saúde recebeu de volta 89.604 (7%).

Na recepção e nos corredores do Hospital Estadual de Diadema, que atende só no ambulatório 11 mil pacientes por mês e realiza 350 partos de alto risco, não há pessoas em filas. Além dos atendimentos clínico e cirúrgico, o hospital desenvolve programas para pacientes idosos e crianças. “Aqui pacientes com menos de 12 anos e mais de 65 têm direito a acompanhantes o dia inteiro. É uma maneira de humanizar o atendimento”, explicou o diretor executivo, Mário Kono.

Os acompanhantes também têm direito a refeições e utilizam o refeitório do local. A instituição possui ainda banco de leite humano para pacientes, laboratórios e é referência para neurocirurgias e tratamento de ortopedia.

Outro trabalho que se destaca também é o da pedagoga Adriana Santana, coordenadora da brinquedoteca do hospital, contribuindo para que o período de internação das crianças seja mais tranqüilo. Quem não pode ir às salas de recreação, conta com a assistência no próprio quarto.

Maria Josi Souza, tia de Lucas Emanuel, de 1 anos e 7 meses, internado há 5 dias com queimaduras, diz que o atendimento no Hospital Estadual de Diadema é melhor que hospitais particulares. “A pediatria e as instalações são ótimas. Além disso, os brinquedos fazem com que ele esqueça as dores”, disse.

Incor

O Instituto do Coração (Incor) conquistou o prêmio pelo segundo ano consecutivo. Em média, 75% do atendimento do instituto é dedicado aos usuários do SUS. Por ano, passam pelo hospital 260 mil pacientes. “Para nós, esse prêmio é um controle de qualidade, porque somos avaliados pelas pessoas que precisam dos nossos serviços”, disse o diretor José Antonio Ramires.

Internada no Incor desde 10 de março para uma cirurgia cardíaca de grande porte, a carioca Virginia da Silva Aguiar, de 36, dá nota mil para a equipe. “Tive quatro paradas cardíacas em um único dia. Aqui, renasci”, lembrou.

Jaqueline Falcão