Pomar ganha mil mudas de 27 espécies

Jornal da Tarde - São Paulo - Segunda-feira, 30 de agosto de 2004

seg, 30/08/2004 - 9h10 | Do Portal do Governo

As orquídeas já chegaram; até dezembro serão os ipês e os cedros-rosa

Nada menos do que mil mudas de 27 espécies nativas. Essa foi a última doação que o Projeto Pomar recebeu, presente que chegará aos poucos. Na sexta-feira, foram entregues as primeiras 300 mudas de orquídeas. A previsão é de que até dezembro cheguem as outras espécies, entre elas ipês-roxos e brancos e cedro-rosa. A doação foi feita pela Associação de Recuperação Florestal Flora Tietê, com sede em Penápolis, interior do Estado.

O Projeto Pomar é uma iniciativa do Jornal da Tarde em parceria com as Secretarias Estadual do Meio Ambiente e Municipal de Subprefeituras. Segundo Dagoberto Meneghini, coordenador técnico do projeto, as mudas deverão permanecer, pelo menos por enquanto, no viveiro do Pomar até que possam ser plantadas na segunda quinzena do mês, período em que ocorrem chuvas na Cidade.

Depois de serem retiradas do viveiro, as mudas servirão para embelezar e colorir alguns trechos da Marginal Pinheiros e também a área da sede do Pomar. ‘É importante estabelecer uma parceria com a Flora Tietê, que nos ajudou depois de saber que o Pomar aceitava doações de plantas’, explicou Meneghini. Segundo ele, as mudas que sobrarem serão oferecidas como brinde para escolas e pessoas que visitem o projeto ao longo do ano.

Atualmente, pelo menos 11 empresas são parceiras e contribuem para o crescimento do Pomar. Segundo os organizadores do projeto, as parcerias são fundamentais para que o trabalho continue. As empresas interessadas podem entrar em contato com a sede, de segunda a sexta-feira, em horário comercial.