Pomar forma jovens líderes ecológicos

Jornal da Tarde - 20/5/2002

seg, 20/05/2002 - 12h11 | Do Portal do Governo

O Projeto Pomar ganhou mais um aliado na recuperação do meio ambiente. Para comemorar o centenário da Associação Cristã de Moços (ACM) em São Paulo, adolescentes e jovens entre 12 e 21 anos estão participando de encontros na sede do Pomar, na Marginal Pinheiros.

Os encontros acontecem às segundas-feiras e contam com o apoio técnico da Coordenadoria de Educação Ambiental da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA). ‘Queremos mostrar o que eles podem fazer e passar uma postura mais responsável em relação ao meio ambiente’, explica Zuleika Maria Lisboa Perez, coordenadora de educação ambiental da SMA. O Projeto Pomar surgiu de uma iniciativa do Jornal da Tarde e conta com a parceria do Estado, Prefeitura e empresas privadas.

Multiplicadores ecológicos

A cada semana, um novo grupo de 40 adolescentes e jovens participará dos encontros. A intenção é que no total, cerca de 1.200 membros da ACM colaborem com o Pomar e tornem-se multiplicadores ecológicos. ‘É muito interessante disponibilizar esse assunto, desviando o jovem de valores negativos’, afirma Rolando Fernandes de Oliveira, secretário executivo da unidade de Pinheiros da ACM.

Ao final dos encontros, no dia 21 de setembro, Dia da Árvore, os jovens líderes plantarão 100 mudas de árvores, na maioria frutíferas, nas margens do Rio Pinheiros. Outras mil árvores serão plantadas em outros pontos da cidade.

‘Sempre tive interesse pela questão do meio ambiente, mas o encontro me ajudou a entender melhor o assunto’, diz o presidente do Corpo de Líderes da ACM de Pinheiros, Ivens Machado Costa, de 16 anos, que participou do primeiro encontro. Além de ter gostado da maneira como recebeu as informações no Pomar, Costa conta que aprendeu coisas incríveis. ‘Eu nem imaginava que a água usada na irrigação das plantas na marginal fosse feita com a própria água do Rio Pinheiros’.

Plantio de secundárias tardias e de clímax

Desde o início do Projeto Pomar, a maioria da vegetação plantada nas margens do Rio Pinheiros é de plantas pioneiras, que preparam o ambiente para o cultivo de espécies secundárias tardias e de clímax, como pitanga, cambuci, bacupari, guabiroba, tarumã, angelim-doce, pau-brasil e jaboticaba.

‘Será o plantio mais significativo de plantas secundárias tardias e de clímax até agora’, explica a agrônoma e coordenadora do Projeto Pomar, Helena Carrascosa, se referindo ao plantio que será feito pelos jovens da ACM.

‘A atividade com o Pomar combina com o trabalho que é feito com os jovens na ACM, onde trabalham hoje para formar o cidadão de amanhã. No Pomar eles irão plantar as árvores que darão frutos mais adiante’, diz Helena.