Pomar faz a alegria dos voluntários

Jornal da Tarde - 06/10/2003

seg, 06/10/2003 - 10h56 | Do Portal do Governo

Foi uma manhã colorida na vida da aposentada Izabel Martins de Oliveira, de 73 anos. Após ficar dez dias sem sair de casa, por causa de uma depressão, a aposentada sorriu ao mexer com as flores e plantas, no programa de voluntariado para jardinagem, oferecido pelo Projeto Pomar, uma iniciativa do Jornal da Tarde, em parceria com as secretarias estadual e municipal do Meio Ambiente.

Todas as quartas-feiras, adolescentes, adultos ou idosos podem esquecer os problemas e aproveitar para aprender técnicas de como cuidar do jardim de casa, enquanto apreciam o cenário arborizado nas margens do Rio Pinheiros.

‘A idéia, não é tornar isso um curso profissionalizante e sim fazê-lo funcionar como uma terapia e relaxamento’, afirmou Dagoberto Meneghini, coordenador técnico do Projeto Pomar.

Izabel diz que fez novos amigos em seu dia de voluntariado. ‘Eu adoro a natureza. Estava sozinha em casa e vi que arrumei novos companheiros.’ Assim como Izabel, moradora do Jabaquara, na Zona Sul, outras pessoas se interessaram pela iniciativa, que está em sua quarta edição e tem um ano de duração.

Com os olhos atentos às explicações de Meneghini, o estudante Jairo dos Santos, de 28 anos, sempre foi um apaixonado por paisagismo. ‘Eu quero aprender mais um pouquinho para ajudar a manter o visual do meu sítio.’

Outros voluntários, vão passar a freqüentar o curso por uma causa social. É o caso da mineira e pedagoga Marina Molina, de 46 anos.

‘Quando aprender as técnicas de jardinagem eu quero passar as informações para crianças carentes, já que em breve eu vou participar de uma campanha’, afirmou.

Os interessados no voluntariado podem ligar para a sede do Projeto Pomar, no telefone 5892-2655. Na próxima quarta acontece o segundo dia de voluntariado. Mais de 100 pessoas são esperadas.