Pólo calçadista de Birigüi na era virtual

O Estado de S. Paulo - Sexta-feira, 30 de abril de 2004

sex, 30/04/2004 - 10h37 | Do Portal do Governo

Projeto pioneiro vai interligar operações das empresas do setor com centros de pesquisa

ELIZABETH LOPES

BIRIGÜI – O pólo calçadista de Birigüi, em São Paulo, inaugurou esta semana um novo modelo de negócios no País, com o início oficial das operações de um portal que vai interligar as empresas do setor em uma comunidade virtual.

Uma das inovações é que essa rede virtual (www.sindicato.org.br) vai integrar, além de parceiros tradicionais – membros da cadeia produtiva e instituições financeiras -, os mais conceituados centros de pesquisas e universidades brasileiros, como a USP. ‘É a ferramenta do conhecimento a serviço do desenvolvimento empresarial’, afirma Oswaldo Gouvêa de Oliveira, diretor da RadiumSystems, empresa que concebeu, desenvolveu e oôs em prática o projeto.

Situado a 500 quilômetros da capital, o município de Birigüi reúne um dos principais pólos de calçados infantis da América Latina e compõe um dos clusters (arranjos locais onde a cadeia produtiva atua integrada na eficiência e no aumento das exportações) do Estado.

O cluster de Birigüi, composto por 166 pequenas e médias empresas, faturou, no ano passado, R$ 1,2 bilhão e produziu cerca de 75 milhões de pares. Desse total, 15% foram exportados. ‘O portal vai acelerar os negócios e permitir a abertura de novos mercados, tais como o Oriente Médio’, informa o presidente do Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigüi, Samir Nakad.

A meta é que as exportações atinjam 30% da produção, num prazo de 5 anos.

Por causa da importância estratégica desse cluster para o governo do Estado, principalmente em função do potencial exportador e gerador de empregos – 60% da mão-de-obra da cidade, cerca de 18 mil pessoas, trabalham nesse pólo calçadista -, o portal contou com o apoio institucional da Secretaria de Ciência e Tecnologia de São Paulo. ‘Não entramos com recursos, apenas com o apoio político porque acreditamos nesse novo modelo de desenvolvimento’, garante o secretário-executivo de Ciência e Tecnologia, Lourival Carmo Monaco.

O diretor da RadiumSystems concorda que este é um modelo diferente de portal. ‘Ele foi criado a partir de um diagnóstico feito com os próprios empresários, sob o ponto de vista da cadeia de valor e com o objetivo de levar competitividade para o cluster.’

Oswaldo de Oliveira cita também uma outra vantagem do projeto, a adoção do software livre. Segundo ele, através da integração nessa rede, os empresários começaram a se ver como parte de um grupo, com problemas e soluções comuns. E complementa: ‘Além disso, perceberam que através da união de esforços, os resultados são muito mais significativos. Pois hoje em dia, a competição não está centrada apenas em sua região, mas sim no mundo, cada vez mais interligado.’

Genoma do empresariado – A estruturação, implantação, operação e gestão do sistema de informação do projeto do cluster de Birigüi foi da empresa RadiumSystems. Já o conteúdo do portal ficou a cargo da Cidade do Conhecimento, rede colaborativa digital de conhecimento, ligada ao Instituto de Estudos Avançados da USP. De acordo com o diretor acadêmico dessa rede, Gilson Schwartz, o portal calçadista pode ser classificado como o genoma do setor empresarial: ‘É um projeto pioneiro que vai levar o gene da pesquisa aos empreendedores, com resultados altamente positivos para a economia.’

Segundo Schwartz, que será o Chief Knowledge Officer (CKO, ou executivo que administra o capital intelectual) do portal, as grandes empresas, sobretudo as multinacionais, já incorporaram nas redes a ferramenta da gestão do conhecimento. ‘O grande desafio, porém, é levar esse conceito para pequenas e médias empresas.’ E no entender dele, é justamente esse o conceito implantado em Birigüi.

O secretário-executivo de Ciência e Tecnologia assegura que o governo do Estado continuará dando apoio institucional a essa iniciativa porque é fundamental colocar o conhecimento à disposição do empresariado. ‘E o conhecimento é a essência dos processos de inovação em qualquer área’, complementa Monaco. Além do portal de Birigüi, a RadiumSystems já trabalha num projeto semelhante com o cluster de calçados femininos de Jaú, que reúne 250 empresas.

Além de Oliveira, economista com experiência nas áreas de tesouraria e crédito em instituições financeiras e empresas multinacionais, os outros sócios da RadiumSystems, são: Rodrigo Lara Mesquita, responsável pela criação e desenvolvimento do projeto Agência Estado; Jean Jacques Faust, ex-membro do conselho diretor da Saint Gobain Corporation; Paulo Bagnoli Arruda César, que acumula o cargo na empresa com a presidência do conselho de administração da BULL do Brasil; e Vanda Scartezini, engenheira eletrônica com experiência no Brasil e no exterior na área da Tecnologia da Informação, ex-presidente do INPI e ex-secretária Nacional de Política de Informática do Ministério de Ciência e Tecnologia.