Políticas públicas só para idosos

Jornal da Tarde - 30/10/2003

qui, 30/10/2003 - 10h01 | Do Portal do Governo

José Maria dos Santos


No encontro da terceira idade, ontem, várias reivindicações foram apresentadas ao governador Geraldo Alckmin por grupos que se dedicam à questão do idoso. A República da Terceira Idade, já em andamento, deve ser entregue em 90 dias. Trata-se de um conjunto de 50 quitinetes destinadas a idosos, que administrarão o lugar onde moram e ali terão seu centro de convivência. Outro projeto que chamou a atenção é o Turismo para Idosos: ônibus que fazem passeios e oferecem alimentação. Na Câmara Municipal de São Paulo, tramitam 12 projetos relativos a idosos. Um deles prevê professores de educação física oferecendo assistência gratuita aos que quiserem fazer exercícios físicos. Outros abaixam os preços dos remédios para pessoas com mais idade

Vista do altar, a platéia formava um mar de cabeças brancas. Cerca de 1.800 idosos lotaram a Catedral de São Miguel Paulista ontem à tarde para celebrar o Terceiro Encontro da Terceira Idade da Zona Leste.

Essa quantidade de gente, surpreendente para um dia de semana, não causa espanto para quem conhece o vigor do movimento de idosos na região. Ali existem 130 grupos organizados, que se dedicam aos mais variados projetos e reivindicações, dos quais cinco (veja quadro) foram apresentados ao governador Geraldo Alckmin, que esteve presente.

Destes, pelo menos dois chamam a atenção pelo ineditismo e originalidade. O primeiro é a República dos Idosos da Zona Leste, que já está em andamento.

Trata-se de um conjunto de 50 quitinetes destinadas a idosos carentes, em construção pela CDHU, que será entregue dentro de 90 dias no Jardim São Carlos, em Ermelino Matarazzo, segundo promessa feita pelo governador no ato. Esse conjunto vai ser administrado pelos próprios moradores e seu centro de convivência estará aberto também para a comunidade, afim de evitar o isolamento que o aproximaria da rotina dos asilos convencionais.

Alckmin informou que outra república já está sendo pensada para a região.

Aliás, ele também anunciou que a partir de agora a terceira idade ganha um espaço especial dentro da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, que poderia ser até considerado como uma nova Secretaria, tal a importância que lhe será dado.

O governo estadual também apóia o programa Turismo para Idosos. É algo modestamente simples: a cessão de ônibus para excursões ligeiras pela cidade ou na Grande São Paulo. Na verdade, já é uma prática rotineira na Zona Leste. Por algo em torno de R$ 25, por exemplo, cada excursionista têm direito a um café da manhã, almoço e lanche da tarde em passeios para lugares como clube de campo nos arredores de São Paulo, com direito a bailes, jogos e ginástica.

‘Não podemos esquecer as palavras de Dom Paulo Evaristo Arns’, afirma Padre Antonio Luiz Marchionne, de 51 anos, mais conhecido como Padre Ticão. ‘O lazer para as pessoas idosas é tão importante como a alimentação’.

Vindo do interior, da região de São Carlos, Padre Ticão está na Zona Leste há mais de 25 anos. Não seria exagero afirmar que, pelas mãos do Bispo Dom Angélico Bernardino (hoje em Blumenau – SC ) ele foi um dos principais impulsionadores dos movimentos populares na região nas duas últimas décadas.

O mais visível é o dos idosos, que teve seu ponto de partida em 1978 com a criação do Grupo Santa Inês.

Mas ele também coordena, entre outras atividades, o mutirão para a construção de casas que organizou 2.500 famílias ou cerca de 10 mil pessoas.

De resto, quem quiser se inteirar melhor dos grupos de idosos, pode falar com dona Mercedes (telefone: 6297-9640) , que mora na Vila Jacuí e que atende na União da Rede dos Grupos da Terceira Idade da Zona Leste.

O encontro de ontem terminou por volta das 15 horas. Antes das despedidas, a secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Helena Guimarães de Castro, que também esteve presente, anunciou que já tem recursos para instalar no Centro de Referência dos Idosos, que se ergue ao lado da Catedral de São Miguel, um curso para cuidadores de idosos.

Este curso está sendo planejado à base de 10 alunos por turma e destina-se a formar trabalhadores especializados para atender a população de terceira idade..