Pólio: amanhã é dia de vacinar as crianças

Jornal da Tarde - Sexta-feira, 10 de junho de 2005

sex, 10/06/2005 - 11h48 | Do Portal do Governo

CAMILLA ANAUATE

Serão aplicadas também vacinas atrasadas, como a tetravalente, tríplice viral e contra a hepatite B
A Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil vai das 8h às 17h em 13,8 mil postos de saúde em SPCrianças com até 5 anos devem tomar a primeira dose da vacina contra poliomielite amanhã. A Campanha de Vacinação contra Paralisia Infantil começa às 8h em 13,8 mil postos de saúde em todo o Estado e segue até as 17h. A Secretaria da Saúde espera imunizar 3,1 milhões de crianças, o equivalente a 95% dos 3,3 milhões de pequenos entre 0 e 5 anos do Estado. A segunda etapa será em 20 de agosto.

Essa vacinação também é uma boa oportunidade para pôr a carteira de vacinação das crianças em dia. Os postos aplicarão, além da vacina contra a paralisia infantil, as vacinas que estejam atrasadas, como a tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche e hemófilo), a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e a contra hepatite B.

Inaugura a campanha amanhã o secretário estadual de Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, no Instituto Butantan, que se transformará num circo a céu aberto. Palhaços, mágicos, oficinas de brincadeiras e apresentação de cães adestrados da PM serão algumas das atrações, das 8h às 11h. Além do circo, as crianças poderão visitar gratuitamente os três museus do Butantan, na Avenida Vital Brasil, 1.500.

O Metrô também participa, das 8h às 17h, com postos de vacinação em seis estações: Artur Alvim, Patriarca, Penha, Guilhermina-Esperança e Vila Matilde, na Linha 3, e na Saúde, Linha 1. Até na Rodovia Presidente Dutra haverá postos. As tendas especiais estarão na altura do km 78,6, em Roseira.

A vacina contra a pólio é segura e os efeitos colaterais são raros. Segundo a coordenadora da campanha, Helena Sato, não há contra-indicações. ‘Se a criança estiver com febre, diarréia ou tomando antibiótico ela pode tomar a vacina.’ O único caso em que a vacina não é indicada é o tratamento de quimioterapia ou radioterapia. Sato explica que é importante participar das duas etapas da campanha. ‘Queremos mobilizar a população em curto espaço de tempo.’

A poliomielite tem como sintomas febre, mal-estar, dor de cabeça e causa lesões que atrofiam os membros. Qualquer caso deve ser notificado para a Vigilância Epidemiológica da região. O último caso no Estado ocorreu em 1988, em Teodoro Sampaio. No Brasil a doença está erradicada há 15 anos. Além da pólio, a varíola foi erradicada por meio de vacinação, na década de 70. O sarampo também caminha para a erradicação. O último caso foi em 2000.